Feira de Santana

Arcebispo Dom Zanoni pensa em mudar o horário da procissão do Fogaréu

Durante a procissão desta quinta (18), Dom Zanoni Castro disse que vai pensar na possibilidade de alterar o horário.

19/04/2019 às 08h34, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Daniela Cardoso

A tradicional Procissão do Fogaréu de Feira de Santana poderá ter mudança de horário a partir dos próximos anos. O evento, que nos lembra o momento em que os soldados judeus procuravam Jesus para prendê-lo, é realizado tradicionalmente em várias cidades do Brasil a meia-noite de quinta-feira da Semana Santa. Em Feira de Santana o evento acontece às 20h.

Durante a procissão desta quinta (18), Dom Zanoni Castro disse que vai pensar na possibilidade de alterar o horário. “Tem quatro anos que cheguei e não sei por que começa mais cedo, mas creio que podemos ir adequando para que a procissão do Fogaréu possa ser feita depois da ceia do senhor. Podemos organizar de maneira diferente”, afirmou.

O arcebispo ainda falou sobre o significado da procissão do Fogaréu. “Essa tradição de fazer o mesmo gesto, trazer presente a prisão de Jesus e todos se vestem como os soldados romanos e vamos compreendendo que temos que assumir nossa responsabilidade pela violência no mundo. Queremos seguir os passos de Jesus. Esse é o grande sentido de todo esse período”, destacou.

Dezenas de pessoas foram até a capela de Nossa Senhora da Piedade ao lado da Santa Casa de Misericórdia e saíram em procissão em direção a Catedral de Senhora Santana. A professora Elisangela Martins, que participou da procissão, falou sobre o significado. “É um momento de reflexão. O momento em que Jesus foi crucificado. É um momento de fé e isso me motiva. A participação maior é de homem, mas eu sempre venho já que hoje em dia as mulheres podem participar”, afirmou.

Durante a procissão as pessoas fizeram paradas em frente a igreja Senhor dos Pessoas e na igreja dos Remédios. Depois seguiram pela rua Conselheiro Franco em direção a praça da Matriz.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade