Feira de Santana

Após três anos suspensa, festa do Bando Anunciador deve acontecer dia 9 de julho

Um conjunto de órgãos e entidades precisam trabalhar de forma articulada para garantir a segurança e o brilho do evento.

10/04/2023 às 09h41, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Após três anos sem realização da festa, o tradicional Bando Anunciador de Feira de Santana deve acontecer este ano no dia 9 de julho. O evento faz parte do calendário cultural do município e antecede à festa de Senhora Sant’Ana, considerada pelos católicos a padroeira da cidade.

Com grande expectativa para o retorno da festa do Bando Anunciador, o Centro Universitário de Cultura a Arte (Cuca), entidade vinculada à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), iniciou desde a semana passada reuniões para organizar o evento, que conta com a participação efetiva de vários órgãos, como a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a Secretaria Municipal de Trânsito, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.

De acordo com o diretor do Cuca, Aldo Morais, para que o Bando aconteça um conjunto de órgãos e entidades precisam trabalhar de forma articulada para garantir a segurança e o brilho do evento.

“A festa tem sido marcada pela paz, a tranquilidade, além do seu caráter lúdico. Mas tudo isso se faz a partir de muito planejamento, além da colaboração fundamental dos grupos participantes. Essa paz não seria possível se os foliões do bando não incorporassem esse espírito. Portanto, temos já realizado encontros neste sentido. A primeira reunião foi realizada no dia 30 de março, e devemos realizar a próxima dia 11 com os mesmos órgãos, para viabilizar o Bando Anunciador da Festa de Santana de 2023, que esperamos poder realizar dia 9 de julho, como sempre antecedendo à festa de Santana.”

Segundo Aldo Morais, as expectativas são as melhores possíveis, depois de três anos sem poder realizar o desfile do Bando.

“Imaginamos que a sociedade feirense está ansiosa por ter de volta essa festa que é tão representativa de sua identidade de novo nas ruas. Contamos com a sociedade, os órgãos, de um modo geral e com todos os grupos participantes.”

História do Bando

O diretor do Cuca relembrou também, em entrevista ao Acorda Cidade, parte da história do Bando Anunciador da Festa de Santana, seu cancelamento na década de 80 e seu retorno anos mais tarde.

“O Bando é uma festa tradicional da cultura feirense, que se iniciou ainda no século XIX, e inicialmente, como o próprio nome sugere, era um evento que existia para anunciar e informar à sociedade acerca da festa da Padroeira Sant’Ana, que aconteceria algumas semanas depois. Então o Bando anunciava a festa para a população. Essa festa se transformou muito ao longo dos anos”, explicou.

Ele recordou que, no século XIX, quando começou, a festa era protagonizada por cavaleiros, todos homens, e das camadas mais abastadas e privilegiadas da sociedade.

“Eles saíam em desfile pela cidade fazendo o anúncio da festa. Mas já no século final do século XIX e início do século XX, esse caráter mais elitista se transformou e passou a contar com a presença de grupos de todos os segmentos em geral, a população passou a participar da festa, as mulheres, e esse caráter popular e diverso se intensificou ao longo dos anos até 1987, quando a festa foi encerrada pela Igreja com o apoio do poder municipal da época”, relatou.

Em 2007, vinte anos após sua extinção, o Centro Universitário de Cultura e Arte retomou a festa em acordo com o poder municipal e a Igreja, e partir daí o crescimento do evento foi exponencial.

“Tivemos então um crescimento exponencial do evento, que voltou a ter um papel fundamental na expressão da cultura popular feirense. Podemos então dizer como muita tranquilidade que hoje o Bando Anunciador é uma das maiores expressões da cultura local. Infelizmente foi interrompida nos últimos três anos por conta da pandemia, e a nossa expectativa é que a gente retome o evento este ano com a grandiosidade que vinha apresentando até 2019. Por conta exatamente desse crescimento, tem sido há vários anos necessário um trabalho de organização muito criterioso. Há um bom tempo nós dizemos que o Bando deixou de ser uma festa realizada pela Uefs, através do Cuca, para ser uma festa realizada pela sociedade feirense”, salientou o diretor do Cuca, Aldo Morais.

Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade