Mês das Mães

Feira com empreeendedoras acontece esta semana em comemoração ao mês das mães

De 2018 até os dias atuais, a Rede RoZê contabiliza mais de 30 edições presenciais, pelas quais passaram cerca de 2 mil expositora/es, quase 100 atrações musicais e de artes cênicas e um público médio de mil pessoas por edição.

02/05/2023 às 16h54, Por Agenda Cultural

Compartilhe essa notícia

Foto: Moara Rocha

BaZá RoZê traz edição especial para o Dia das Mães, nos dias 06 e 07 de maio, no Palacete das Artes
resgatando memórias afetivas dos antepassados e homenageando mães e mulheres empreendedoras. As galerias abrem às 13h e fecham às 18h.

A Feira apresenta programação cultural com oficinas, roda de conversa, griô infantil, brincadeiras, circo, dança, música para público de todas as idades e diversas expressões de moda, arte e empreendedorismo feminino.

Explorando o tema “Maternar RoZê é fiar juntas os fios da ancestralidade”, a ideia de resgatar a força da ancestralidade foi pensada por traduzir valores como sabedoria, identidade, pertencimento e respeito por quem veio antes, e como isso pode servir de inspiração. O fio do fiar surge porque tece passado, presente e futuro, formando uma teia de relações que conecta e aproxima pessoas no intuito de criar, produzir e seguir fiando e entrelaçando arte e sonhos.

O BaZá RoZê, vem fiando ao longo de quase 5 anos na cidade de Salvador misturando tintas, telas, temperos, tecidos e tanto amor trazido por mulheres empreendedoras oferendo espaço para a valorização da autoestima das artesãs e artistas, gerando maior autonomia, transformação pessoal, troca de saberes e vivências sobre o universo feminino.

Na edição anterior, a feira trouxe a temática “Empreender é Confiar”, agora em maio, cerca de 60 expositores estão envolvidos nessa trama que valoriza a busca da independência, expansão da criatividade, liberdade de ser quem deseja ser, através das suas marcas, produtos e projetos.

Para Brenda Medeiros, idealizadora e curadora do BaZá RoZê, o fiar juntas passa pela demonstração de quem somos, de onde viemos e de como escolhemos os caminhos por onde seguir.

“Na nossa Feira Artística Feminista, o maternar é fiar juntas os fios da ancestralidade porque cada vez mais o RoZê vem se tornando um espaço de troca e empoderamento. A Rede inspira e transpira sororidade, acolhimento das subjetividades, e isso possibilita a tecer caminhos com mais segurança umas nas outras, tendo coragem de olharmos para trás em busca de curar cicatrizes, e assim, seguir em frente ora maternando ora sendo maternada”.

Histórico BaZá RoZê

De 2018 até os dias atuais, a Rede RoZê contabiliza mais de 30 edições presenciais, pelas quais passaram cerca de 2 mil expositores, quase 100 atrações musicais e de artes cênicas e um público médio de mil pessoas por edição. Entre 2022 e 2023, cerca de 15 mil pessoas visitaram o RoZê, no Palacete das Artes. A Rede RoZê, nascida no BaZá, conta com mais de 100 empreendedores ativos. Desde dezembro de 2021, a feira vem ocupando os jardins do Museu Palacete das Artes trazendo sempre uma vasta programação que envolve cultura popular, regional e cosmopolita.

Rede de atrações do Festival “Maternar RoZê é fiar juntas”

O BaZá RoZê abre as portas para o público com a discotecagem eclética, contemporânea e remix de clássicos que marcaram épocas. No comando do setlist estão os Dj´s Thiago Verdeee ( SÁB/13H) e Carol Morena (DOM/13H).

A escritora e jornalista baiana Fernanda Carvalho convida para a “Roda de conversa – A Luz da Maternidade”. Os visitantes poderão participar do bate-papo sobre o livro que escreveu com a experiência dos seus partos naturais conduzidos pelo obstetra Gerson de Barros Mascarenhas (in memorian) e os relatos de pacientes sobre parto humanizado sem dor. (SÁB/15H).

Em seguida as bolhas gigantes de sabão tomarão conta dos jardins do museu no “Encontro borbulhando” (SÁB/15h30) e o arte-educador e mestre de capoeira, Marcelo Cristal, abre outra roda para a criançada ouvir, brincar, cantar, dançar e jogar com a diversidade do folclore brasileiro através do “Griô Infantil” (SÁB/16H30).

A programação segue com o pocket show de “Paloma” – artista cearense e residente em Salvador, que traz uma musicalidade moderna com identidade, diversidade e leveza inspirada em cantoras, como Tiê, Tulipa Ruiz, Ana Frango Elétrico, etc (SÁB/17H).

Ainda no sábado, as crianças e adultos de todas as idades irão se surpreender com a “7maChama”, performance-ritual do artista Alexis Ayala com a utilização do elemento fogo e danças cerimoniais através de acrobacias (SÁB /18H30 E 19H30).

O segundo dia evento após a discotecagem de Carol Morena (DOM/13H) ocorre a apresentação do multiinstrumentista Joca Lobo com sanfona, rabeca e pífano mostrando a sonoridade nordestina presente nesses instrumentos (DOM/15H).

Na sequência acontece a “Oficina de Circo – iniciação com bambolês”, ministrada pela artista circense Pauline Zoé; A aula será voltada para adultos e crianças, misturando ludicidade, estímulo à coordenação motora, além de favorecer um encontro intergeracional (DOM/16H).

Um espetáculo excêntrico, desilusionista e divertido é o que promete o palhaço Milo Peligro com malabarismo, mágica e muita emoção em cena com “Um palhaço raro” (DOM/17H).

O encerramento da feira fica por conta dos improvisos musicais e instrumentais da banda de jazz da “Geleia Solar” e convidados pra lá de especiais (DOM/17H30).

Durante os dois dias de evento, também estarão em cartaz as exposições “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”- com mais de 90 obras de sete décadas de vida artística do desenhista, pintor, escultor, muralista, gravador, fotógrafo, cenógrafo, decorador, ilustrador, figurinista, ator, crítico de arte, promotor cultural, ativista, professor e diretor Juarez Paraíso; e “Todas as Cores”, de autoria da artista plástica Lego Lima – uma homenagem à força da mulher negra com retratos de mulheres que representam esta luta de libertação.

O BaZá RoZê estará com entrada gratuita por todo o período de realização, nos dias 06 e 07 de maio, no Palacete das Artes. Por se tratar de uma feira sociocriativa e colaborativa, o público já estava habituado a fazer a contribuição artística na entrada do museu para garantir os cachês dos músicos e artistas em geral, porém essa quantia deverá ser feita de forma espontânea durante as apresentações artísticas realizadas na feira e através de chapéu e pix.

Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

Edição Maio – Maternar RoZê é fiar juntas os fios da ancestralidade
06 e 07 de maio de 2023 (sábado e domingo) das 13h às 20h
Palacete das Artes – Rua da Graça, 284, Graça – Salvador (BA)
Entrada gratuita – Contribuição artística voluntária através do CHAPIX (chapéu+PIX do artista)

SÁBADO

06.05
DJ VERDEEE 13H
RODA DE CONVERSA – A LUZ DA MATERNIDADE 15H – Fernanda Carvalho
BOLHAS GIGANTES 15H30 – Encontro Borbulhando
GRIÔ INFANTIL 16H30 – Marcelo Cristal
POCKET SHOW 17H – Paloma
ALEXIS AYALA 18H30 e 19H30 – 7maChama

DOMINGO

07.05
DJ CAROL MORENA 13H
SANFONA, RABECA E PÍFANO 15H – Joca Lobo
OFICINA CIRCO – BAMBOLÊS 16H – Pauline Zoé
MILO PELIGRO 17H – “Um palhaço raro”
JAZZ GELEIA SOLAR – 17H30

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade