Turismo e esporte

Destino turístico de Morro de São Paulo recebe Circuito Open de Polo Aquático de Praia neste final de semana

A Bahia é sede do maior evento nacional da modalidade desde 2011.

22/10/2022 às 06h35, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Situado no município de Cairu, o ponto turístico de Morro de São Paulo será a casa não só dos turistas neste final de semana, mas também do Circuito Open de Polo Aquático de Praia, que começa já nesta sexta-feira, 21, e segue até o domingo, 23, na praia do atracadouro na entrada da ilha.

O evento acontece na Bahia desde 2011 se alternando sempre em lugares turísticos, como Salvador e Praia do Forte.

Foto: Divulgação

As primeiras partidas começam na sexta-feira, 21, a partir das 14h, com os jogos da fase de grupos, que seguem pela sexta-feira e no sábado, 22, pela manhã e tarde. No domingo, 23, a partir das 8hs, acontecem as finais das categorias masculino e feminino/sub-18.

Com a presença de 180 atletas em oito equipes masculinas, femininas e de base, o torneio faz parte de um circuito de águas abertas, em parceria da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).

Foto: Divulgação

O torneio não é válido oficialmente pela CBDA pela modalidade de praia ter sido reconhecida pela Federação Internacional de Natação (FINA) apenas neste ano. Mas deve compor o calendário nacional já em 2023.

“Com as partidas sendo realizadas e vistas logo na entrada de Morro pelos turistas, é uma grande oportunidade de mostrar o esporte para um público que não está acostumado. Esperamos que a Bahia continue sendo o principal local de competições no país e a equipe mais forte no Norte Nordeste em 2023. O apoio da Sudesb nos esportes aquáticos, em especial ao polo aquático, está sendo fundamental para isso”, afirma Diego Albuquerque, presidente da FBDA.

Por ser um evento aberto às entidades interessadas, equipes de Pernambuco, Distrito Federal, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe participam do circuito.

Foto: Divulgação

“A presença de atletas de diferentes níveis, de iniciantes até ex-atletas da seleção brasileira participantes de competições internacionais como as Olimpíadas, e de diferentes lugares, que vêm curtir as belezas da Bahia, é muito importante para melhorar o nível dos atletas daqui”, acrescenta Diego.

Natação em Rede – O presidente da FBDA complementa ainda que o Projeto Natação em Rede, uma parceria entre Sudesb e FBDA, possui um time sub-18 na competição com jovens que começaram nele.

“Nós estamos felizes que a oferta do polo aquático está servindo não apenas pelo fator inclusivo da prática esportiva, como também está com uma finalidade do desenvolvimento esportivo para os atletas chegarem ao alto rendimento.”

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade