Agenda Cultural

BaZáRoZê celebra 5 anos de empreendedorismo feminino em novo espaço 

Casa Pia, localizada em Salvador, acolhe festival nesta edição.

14/09/2023 às 08h49, Por Agenda Cultural

Compartilhe essa notícia

Foto: Moara Rocha

Um projeto que tem como marca o acolhimento de sonhos, de iniciativas empreendedoras, e estímulo ao potencial criativo e artístico, o BaZáRoZê acaba de ser abraçado pela Casa Pia, que fica localizada em Salvador (BA). A parceria chegou em boa hora, quando a jornalista e curadora Brenda Medeiros celebra cinco anos da feira feminista de empreendedorismo criativo. O Festival RoZê de São Joaquim será realizado em outubro, nos dias 7 e 8.

“Nossa edição festiva será ainda mais grandiosa. As portas estão abertas a quem quer fazer parte deste movimento que promove o empreendedorismo e o empoderamento feminino”, convida, anunciando o evento de pré-lançamento que acontecerá no dia 26 de setembro para imprensa e convidados.

Surgido em setembro de 2018, o BaZáRoZê nasceu na Casa Rosada dos Barris, em Salvador. De lá pra cá, ocupou diversos equipamentos culturais da capital baiana, passando pela Aliança Francesa (2019), Palacete das Artes (2021), além de ter marcado presença em eventos artísticos da cidade, como Verão da OSBA, Casa Mídia Ninja, Virada Sustentável SSA, na Casa Rosa (Rio Vermelho), Festival Sangue Novo e Festival Radioca.

Foto: Moara Rocha

O empresário e conselheiro da Casa Pia, Rodolfo Tourinho, seguiu a boa música que vinha do Palacete das Artes e acabou se surpreendendo com o projeto que conheceu ano passado. “Sou admirador da arte popular, minha esposa é artesã e sei bem as dificuldades que os artistas enfrentam para mostrar seus talentos. A Casa Pia está muito feliz com essa parceria. Acredito que pode ser muito mais do que um evento”, aposta Tourinho, que lidera esforços coletivos para a reestruturação do imóvel histórico.

Com 15 ambientes climatizados e um auditório com capacidade para 180 lugares, a Casa Pia voltou a abrigar eventos sociais e corporativos como forma de arrecadar recursos para a manutenção do prédio tombado pelo Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e das atividades filantrópicas da Escola Casa Pia de São Joaquim, que funciona no espaço.

“Atendemos 200 crianças, em período integral, gratuitamente. Temos o desejo de ampliar a oferta de vagas. Por isso, é importante mostrarmos à cidade que estamos preparados para receber de batizado, a casamentos e eventos corporativos”, lista o conselheiro da Casa Pia.

O BaZáRoZê, que cresceu com muitas trocas e aprendizados coletivos, ao longo desses cinco anos, promete ocupar o espaço e conquistar novos públicos que compartilhem do interesse pela economia criativa e marcas artesanais e autorais. Além da feira com estandes de artesanato, moda, artes visuais, acessórios, utilitários, decoração, gastronomia, o RoZê promove cultura e entretenimento para todas as idades.

A programação incluirá ainda oficinas, espaços literários e interativos e performances artísticas para crianças e públicos de todas as idades. “O Festival RoZêde São Joaquim é um espaço aberto para quem quer desenvolver seu potencial criativo. Nesta edição, vamos ter experiências sensoriais inspiradas na arte pulsante da feira de São Joaquim. Quem participar, verá”, convida a curadora Brenda Medeiros.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade