Agenda Cultural

Autor de Racismo Linguístico lança livro na Flica, em Cachoeira

Escritor traz discussão sobre genocídio do povo negro e também participa de mesa literária.

25/10/2022 às 12h18, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Autor do livro Racismo Linguístico. Foto lateral com rosto do escritor. Ele é jovem, negro, tem cabelo trançado e barba. Veste camisa gola polo branca.
Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel Nascimento é natural do distrito de Banco Central, zona rural de Ilhéus. Professor na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o escritor e doutor em Letras pela USP, lançará, na edição 2022 da Festa Literária Internacional da Cachoeira (Flica), que ocorre entre os dias 3 e 6 de novembro, seu mais novo livro “O rio do sangue dos meninos pretos”. A obra tem assinatura da editora Letramento e também será lançada em Salvador após a Flica.

O autor já possui relação com o evento literário onde lançou, em 2019, o livro Racismo Linguístico. Nesta edição, dia 04 de novembro, à 17h30, Gabriel também participa da mesa “Redes e cancelamentos”, junto a Pedro Tourinho com mediação da jornalista Val Benvindo.

O rio do sangue dos meninos pretos é o quarto livro do escritor que coloca em destaque a cultura e identidade pretas contribuindo para a literatura baiana e brasileira. Na história, o rio é vermelho e cresce a cada ano – o que assusta a personagem principal, TioZito. Curioso, ele pergunta a um mais velho sobre qual seria o nome daquele rio. O mais velho, que fala que o nome do rio [O rio do sangue dos meninos pretos], aparece morto. Essa é a largada da história de fuga e investigação de TioZito, que é acompanhado de duas mulheres: Rita de Cássia e Maria Raimunda.

O rio do sangue dos meninos pretos é uma fábula policialesca que se passa em um mundo onde não existem pretos, mas um rio grande e vermelho que cresce dia após dia. Na obra, ao mesmo tempo em que lutam pela vida, os personagens refletem sobre sua própria identidade que foi tomada de forma cruel por muitas gerações. Quem seriam os pretos? Qual o mistério por trás do rio? Essas são algumas questões colocadas pelo autor que provocam a reflexão sobre o genocídio da população preta no Brasil.

Os exemplares estarão disponíveis na Flica ou em contato com o autor pelo e-mail: [email protected] ou no Instagram @gabrielufsb.

Flica 2022

No ano do Bicentenário da independência política do Brasil, a Flica se propõe a promover a reflexão sobre os sentidos da liberdade na literatura Brasis. Brasis aqui pode ser usado em diversos sentidos e todos eles são desafiadores: O território brasileiro: terras brasis; O povo brasileiro ou aqueles que nasceram no Brasil; Os indígenas nativos do Brasil: muitos brasis foram dizimados com a colonização; e Brasis: A Pátria Brasileira nos seus diferentes modos de ser.

Serviço

O que: lançamento do livro “O rio do sangue dos meninos pretos”, por Gabriel Nascimento
Quando: 4 de novembro, 17h30
Onde: Flica – Cachoeira (BA)
Quanto: entrada gratuita

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade