Semana de Nacional de Trânsito

Acidentes com mortes tiveram redução de 40% em Feira de Santana, diz superintendente de trânsito

Semana de Nacional de Trânsito promove diversas ações educativas em Feira de Santana

18/09/2018 às 15h03, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Acontece de 18 a 25 de setembro em Feira de Santana as ações de comemoração pela Semana Nacional de Trânsito. A programação é desenvolvida pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) em diversos pontos da cidade e tem como tema “Nós somos o trânsito”. Vários órgãos participam das ações, com o objetivo de trazer reflexões sobre o trânsito e sensibilizar a comunidade para questões de mobilidade urbana.

A abertura oficial do evento ocorreu na manhã desta terça-feira (18), no estacionamento da prefeitura e contou com a participação do prefeito Colbert Martins, representantes de entidades parceiras e órgãos de trânsito.

O superintendente municipal de trânsito, Maurício Carvalho, informou que, no Brasil, 140 pessoas morrem por dia vítimas de acidentes de trânsito. Ele considera essa realidade dura e triste, e as estatísticas mostram que mais de 80% dos acidentes acontecem por imprudência ou imperícia dos motoristas.

“A Semana de Trânsito é a mobilização nacional que todas as instituições ligadas ao trânsito se unem para mudar essa realidade. Feira de Santana está fazendo a sua parte. O trânsito de Feira está menos violento em relação a 2016 e 2017. Nós diminuímos o número de acidentes com vítimas e, melhor do que isso, diminuímos em 40% o número de vítimas fatais no trânsito de 2016 para 2017, ou seja, a frota cresceu e nós diminuímos o número de acidentes, com campanhas educativas, com o trabalho incansável do núcleo de educação para o trânsito”, frisou.

Maurício Carvalho confirmou a importância de conscientizar e preparar as novas gerações para o trânsito, de forma que seja construído um trânsito mais seguro e melhor e uma sociedade mais justa e fraterna.

O coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, explicou que a Semana Nacional de Trânsito ocorre em todo o país e busca chamar a atenção da população para os números críticos em relação aos acidentes de trânsito e a necessidade dos condutores mudarem de postura, desenvolvendo assim uma educação para o trânsito de forma conjunta, envolvendo a comunidade e também as instituições de trânsito.

“Chama a atenção para a necessidade de mudar a postura desse condutor, de mudar a postura de todos os órgãos que estão envolvidos com o trânsito. Quando eu falo órgãos, o trânsito hoje, ele perpassa por todos os setores da sociedade. As ações de trânsito não estão restritas apenas aos órgãos de trânsito. Nós temos que pensar em trânsito envolvendo as secretarias de saúde, planejamento e educação, por exemplo. Todos estão envolvidos com trânsito em algum momento”, disse Sílvio Dias ao Acorda Cidade.

Para Silvio Dias, é preciso fortalecer a educação no trânsito, sobretudo envolvendo as crianças e as novas gerações. Segundo ele, o jovem de 18 anos não deve ter contato com o trânsito apenas nas autoescolas. A conversa sobre trânsito deve existir desde o ambiente familiar, em casa, na comunidade e na escola.

“Não é necessário criar uma matéria específica de trânsito. Tem que se falar de trânsito nas aulas de português, matemática, geografia. Conversar sobre trânsito engloba muito toda a sociedade. Nesta Semana Nacional de Trânsito nós paramos para conversar com o cidadão de uma forma ampla e chamar a atenção para os números absurdos de mortes que nós temos no trânsito, assim como o número absurdo de sequelados”, acrescentou.

A Semana de Trânsito em Feira de Santana tem em sua programação palestras, blitzes educativas, além de diversos stands demonstrativos.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

Participam do evento a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Serviço Social do Comércio (Sesc), Polícia Rodoviária Federal (PRF/BA), a 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (3ª Ciretran), a Polícia Militar da Bahia (PM/BA), através do Pelotão Asa Branca, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal, e a Associação das Auto Escolas de Feira de Santana (Sindauto).

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade