Saúde

Ação solidária de clínicas oferece mamografia gratuita em Feira de Santana

A mamografia solidária vai atender 60 mulheres ao total, com o objetivo de promover a prevenção do câncer de mama.

22/10/2019 às 08h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Dando continuidade às ações pelo Outubro Rosa, a Clínica AMO de Feira de Santana realizou em parceria com o Ihef Imagem a ação “Mamografia solidária”, com o objetivo de incentivar a realização de exames de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. O projeto teve início neste último sábado (19), atendendo a 30 mulheres de forma totalmente gratuita, e atenderá mais 30 mulheres no próximo sábado (26), contemplando 60 mulheres. As mulheres em atendimento foram recebidas com uma mesa de café da manhã e tiveram orientações dicas nutricionais.

O câncer de mama é o segundo de maior incidência no mundo. Só no Brasil, são cerca de 60 mil novos casos por ano, com a morte de ao menos 17 mil pessoas no mesmo período de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Se diagnosticado nos estágios iniciais, o câncer de mama tem chance de cura de até 95%.

Foto: Divulgação

Para Paula Carvalho, supervisora administrativa do Ihef Imagem, além da ação promover a oportunidade de realização do exame, o projeto incentiva o auto cuidado e a conscientização da importância da realização de exames preventivos. “Esta parceria é a união de forças para proporcionar ao nosso público externo, que sente a necessidade de ter um atendimento humanizado e de qualidade para realizar exames importantes na prevenção do câncer de mama. Com esta ação, visamos a saúde da população com qualidade de atendimento em primeiro lugar, de difundir a informação sobre a importância da prevenção e criar uma rotina de cuidados com a saúde”, afirma. 

Divulgação

Na oportunidade, a assistente social Izoneide Felix de 62 anos, paciente em tratamento para um câncer de mama desde junho de 2018 na clínica de AMO em Feira, realizou uma pequena palestra mostrando pelo seu exemplo a importância dos exames preventivos, e como o apoio da família é importante para passar pelo tratamento. “É preciso entender que quanto mais cedo se descobre e aceita o fato, fica mais fácil enfrentar a doença. Logo que descobri o nódulo busquei fazer todos os exames e corri para o tratamento com todo apoio da minha família, porque para o câncer o tempo é vida. Ações como esta de hoje são importantes para que as mulheres não temam enfrentar os exames de prevenção, pois caso haja um diagnóstico, quanto mais cedo, mais chances de cura. Hoje tenho ajudado outras pessoas com o meu caso, mostrando que o câncer não é uma sentença, mas sim um momento difícil que todos podemos passar e vencer”, comenta. 

Para Ligia Bispo dos Santos, de 50 anos, a prevenção sempre fez parte da sua vida, já que tem um caso de câncer na família. “Tenho um filho paciente em tratamento aqui na clínica AMO, então a vivência dele me fez entender a importância da prevenção e não temer buscar estes cuidados. O Câncer muitas vezes é silencioso, por isso ações como estas de hoje são de extrema importância, para obter informações e também fazer o exame preventivo”, relata. 

Para Adriana Saraiva, coordenadora de operações da Clínica Amo de Feira de Santana, o projeto em parceria com o Ihefteve com o objetivo principal aumentar a visibilidade e o alcance de informações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. “De alguma forma conseguimos mobilizar o nosso público em prol da sua saúde, buscando a prevenção, com toda a qualidade e atenção necessárias para este tipo de atendimento”, conclui. 


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade