Economia

3 erros ao investir em ações

Todo mundo deseja ter mais rentabilidade em seus investimentos, mas quais são os melhores caminhos?

04/09/2020 às 08h25, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nunca se falou tanto sobre investimentos no Brasil. De canais de vídeos na internet à entrevistas e programas de TV, o que não faltam são informações de educação financeira para o brasileiro sair do sufoco e começar a usar seu dinheiro com mais consciência, e pensando melhor no futuro.

Entre os investimentos que mais despertam interesse estão os CDBs em renda fixa e as ações da Bolsa em renda variável. As ações, especialmente, têm maior retorno em termos de rentabilidade e, por isso, atraem muitos brasileiros. O total de pessoas físicas que investem em ações chegou a 2 milhões em 2020, segundo dados da B3.

Apesar da boa notícia, muitas pessoas ainda erram feio em alguns investimentos e, hoje, vamos destacar os três principais erros ao investir em ações, e como evitá-los:

Investir por impulso. Assim como há muitos que compram por impulso, também há os que investem por impulso, sem planejamento ou conhecimento. O primeiro erro é investir em ações possuindo um perfil de investidor Conservador.

Há um questionário em toda corretora de investimento chamado Suitability e, com ele, é possível identificar se o seu perfil é Conservador, Moderado ou Arrojado. Se você tem medo de perder dinheiro e não gosta de correr riscos (perfil Conservador) a Bolsa de Valores não é para você. Pelo menos, por enquanto.

Investir visando lucro a curto prazo. O mercado de ações é, de maneira geral, um ambiente de investimentos a longo prazo, pois adquirir ações de boas empresas com bons fundamentos requer tempo. O estudo de Jeremy Siegel revela que nem mesmo a queda da bolsa provocada por guerras ou crimes mundiais impactam na rentabilidade a longo prazo.

Portanto, ao adquirir uma ação, procure pensar nela como uma empresa em que você está se tornando sócio e poderá receber dividendos por anos.

Investir somente com base na opinião de terceiros. Bons conselhos, todo mundo quer. No entanto, seguir à risca o plano de alguém a respeito do seu futuro, não é nada seguro. Para investir em ações é preciso analisar o mercado e entender como a Bolsa funciona. Em um primeiro momento, obter dicas é legal; mas seguir um guru ou copiar uma carteira de investimentos pode não render o que você espera.

Portanto, antes mesmo de entrar no mercado de ações, busque conhecimento e escolha os investimentos para montar sua carteira, considerando objetivo, tempo, valor disponível e outros fatores primordiais que somente você pode responder.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade