Violência

Feira de Santana registrou 383 assassinatos em 2021; número reduziu, mas assusta

Veja os dez bairros que mais registraram homicídios no ano passado.

03/03/2022 às 06h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O índice de homicídios em Feira de Santana reduziu em 2021, em comparação a 2020, no entanto, o índice ainda é muito alto, e preocupa as autoridades policiais e a população. Nestes primeiros meses de 2022, o município já contabiliza 52 homicídios, sendo 23 em janeiro e 29 em fevereiro. 

Conforme levantamento feito pelo repórter Aldo Matos do Acorda Cidade, 383 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), sendo 375 homicídios e oito latrocínios (roubo seguido de morte). Deste total estão, 359 homens e 24 mulheres. Do total de vítimas, 27 eram menores de 18 anos.

Além dos CVLIs, foram registradas 78 mortes decorrentes de intervenção policial (mortes em confronto com as polícias Civil e Militar).

O delegado Roberto Leal, coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (1ª Coorpin) informou ao Acorda Cidade que, em 2021 houve uma redução de 15% no segundo semestre após ações policiais, depois de um aumento de quase 12% no final do primeiro semestre. Outubro, julho e setembro foram os meses que mais tiveram redução no número de homicídios com relação aos mesmos meses no ano de 2020.

Explicando os dados, o delegado observa que há uma inconstância nos índices. Mesmo com as ações policiais, em um mês ou semestre há uma queda, e em outro há aumento, por exemplo.

“O que a gente observa é que há uma inconstância nos índices. O trabalho que deve ser feito é estar sempre voltado para uma constância, para que a gente consiga uma redução de forma mais contínua nos próximos anos”, declarou.

Segundo o delegado, as investigações dos assassinatos apontam o tráfico de drogas como o maior motivador e o uso de arma de fogo como o principal meio de execução dos crimes. A maioria das mortes são praticadas por disparo de arma de fogo. De mais de 380 mortes, 16 foram com uso de arma branca.

Bairros

O bairro Conceição foi o mais violento do ano com 37 CVLIs, e tem o tráfico de drogas como o maior motivador.

“Nossa preocupação é que estes bairros continuam tendo as mesmas dinâmicas na mancha criminal. Vários destes crimes ocorrem nas proximidades dos conjuntos populares. Percebe-se que há uma incidência muito grande dos crimes praticados na Conceição vinculado com o tráfico de drogas em relação aos outros bairros, embora em outros bairros também há casos preocupantes que não tiveram números muito altos, mas que pontuam de forma constante com o tráfico de entorpecentes, como o caso da Rua Nova”, observou.

A maioria dos assassinatos são praticados a noite, no período entre 18 e 22h e nos fins de semana. “Já foram feitas as análises sobre estes horários, em que as pessoas estão voltando do trabalho, saindo de casa após o jantar ou em bares”, informou o delegado.

Números de assassinatos por dias da semana:

Domingo: 78
Segunda-feira: 38
Terça-feira: 52
Quarta-feira: 41
Quinta-feira: 56
Sexta-feira: 49
Sábado: 69

OS DEZ BAIRROS COM MAIS REGISTROS DE ASSASSINATOS EM 2021

Bairros/Nº de CVLIs:

1º Conceição: 37
2º Mangabeira/Santo Antônio dos Prazeres: 20 homicídios
3º Campo Limpo: 17
4º Rua Nova: 16
5º Aviário: 14
6º Jardim Cruzeiro: 13
7º Gabriela / Asa Branca: 10
8º Conjunto Feira VII: 9
9º Centro e George Américo: 8
10º Campo do Gado Novo: 7

– Distritos/Nº de CVLIS

Humildes: 13 assassinatos
Maria Quitéria/Matinha/Jaíba: 5
João Durval: 4
Tiquaruçu: 3
Jaguara: 1
Bonfim de Feira: 0

 

Fonte: Acorda Cidade com levantamento feito pelo repórter Aldo Matos

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade