Resenhas musicais

Das coisas que aprendi nos discos: Dire Straits - Dire Straits, 1978

Este LP é o mais contido do Dire Straits. E embora tivesse o Hit Sultans of Swing, foi nos anos seguintes que a banda mostrou seu grande potencial.

28/11/2020 às 08h47, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Por Carlos H. Kruschewsky*
.
"Goodnight, now it's time to go home
And he makes it fast with one more thing
We are the Sultans, we are the Sultans of Swing"

.
Mark Knopfler. Decore esse nome! E se você gosta de guitarra e não conhece esse cara… bem, provável que você esteja aprendendo o instrumento errado. Nascido na Escócia, Mark mudou-se para a Inglaterra e começou a estudar guitarra ainda criança com seu irmão mais novo. Formou-se em jornalismo, mas queria mesmo era viver da música e, como todo músico, saltou de banda em banda. Então tratou de trabalhar como jornalista num jornal local e escrever críticas de música.

David Knopfler, irmão de Mark, morava em Londres com um amigo, John Illsley, que ganhava uns trocados tocando contrabaixo. Com a chegada de Mark, à Londres, juntos começaram a tocar em Pubs. Não demorou para convidarem um baterista, David "Pick" Withers, e fundarem a banda Café Racers. Daí foram tocar em um festival de Punk. O Show foi um fiasco, o que era de se esperar. Knopfler tinha um estilo muito particular de tocar, sempre com os dedos (sem palheta) e sua guitarra era bastante Swingada. Praticamente tocaram para o mato e uma meia dúzia de gatos pingados. Foi ao ver isso, que um amigo sugeriu (como uma piada) o nome Dire Straits (uma expressão em inglês para quem está com sérios problemas financeiros). E esse foi o estopim.

Com o quarteto montado e o nome definido, o Dire Straits estava pronto pra grava sua primeira demo, de nome Sultans of Swing. O curioso é que este é o disco de estreia do Dire Straits e, diferente do que a gente pode imaginar sobre as grandes bandas de rock, foi um LP que quase não fez barulho na Inglaterra. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, Sultans of Swing fazia um sucesso estrondoso. Foi somente quando um DJ londrino começou a vincular a música nas baladas inglesas, que eles despontaram a ponto de ficar em 2° lugar nas listas de melhores hits.

Este LP é o mais contido do Dire Straits. E embora tivesse o Hit Sultans of Swing, foi nos anos seguintes que a banda mostrou seu grande potencial. Sem dúvida, é um disco incrível! vou listar minhas faixas favoritas.
.
MELHORES FAIXAS:
.
• Down to the Waterline
• Water of Love
• Sultans of Swing
.
*Carlos H. Kruschewsky é psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, BeerSommelier, Homebrewer, sócio da Dragornia Cervejaria e Colecionador de Discos. Instagram: @sr.ck @dragornia 

Leia também:

Das coisas que aprendi nos discos: Alucinação – Belchior, 1976

Das coisas que aprendi nos discos: As Quatro Estações – Legião Urbana, 1989

Das coisas que aprendi nos discos: Mamonas Assassinas, 1995

Das coisas que aprendi nos discos: Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band – The Beatles, 1967

Das coisas que aprendi nos discos: Krig-ha, Bandolo! – Raul Seixas, 1973

Das coisas que aprendi nos discos: Appetite for Destruction – Guns n' Roses, 1989 

Das coisas que aprendi nos discos: Paulo Diniz – Paulo Diniz, 1985

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade