Feira de Santana

Passageiros reclamam de longo tempo de espera por ônibus no terminal central

As reclamações não se referiam apenas aos horários em feriados, mas sim ao dia a dia.

26/05/2020 às 09h59, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Vários passageiros que estiveram ontem (25) no Terminal Central em Feira de Santana, reclamaram do longo tempo de espera dos ônibus. Segundo eles, com a redução da frota de veículos por conta da pandemia de covid-19, a situação do transporte público na cidade, que já era ruim, piorou bastante. Nestes três dias de feriados antecipados, houve mais uma alteração nos horários dos ônibus e do terminal, que foi reduzido para até às 20h.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A dona de casa Maria Helena, que esperava o ônibus da Pampalona na tarde desta segunda-feira (25), declarou ao Acorda Cidade que chega a aguardar um ônibus por mais de uma hora. Segundo ela, além da demora, os veículos na maioria das vezes chegam lotados ao terminal. Ela não estava se referindo só aos horários nos feriados, mas sim ao funcionamento no dia a dia. 

“É uma agonia e é direto assim. Todo dia é esse sofrimento. Demora a chegar e demora a sair”, disse.

Evelly Santos que aguardava também o ônibus da Pampalona relatou que só há um veículo rodando para o bairro e que ele sempre passa lotado.

“Não é porque é feriado que está demorando tanto. Todos os dias acontece isso e a gente fica desanimado”, afirmou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outra passageira que não quis se identificar e estava esperando o ônibus do bairro Asa Branca, contou que os fiscais que trabalham no terminal não dão importância para as reclamações da população.

“A gente vai reclamar com os fiscais e eles nem olham para a nossa cara. Parece que a gente está pedindo um favor. Eu vim do trabalho, estou esperando o ônibus para ir para casa e chego ainda mais cansada”, comentou.

Marcos Vinícius Souza, que trabalha como baleiro no terminal, confirmou a situação e disse que presencia a demora de muitos ônibus rotineiramente.

“Eu chego aqui às 8h e saio às 21h. É essa a realidade. Ônibus lotados, sem respeitar o distanciamento social. Pessoas aglomeradas, apertadas que dá até para sentir a respiração uma da outra”, observou.

Sobre o serviço prestado, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) enviou a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que nestes dias de feriados antecipados (25, 26 e 27) os terminais de transbordo Central, Norte e Sul de Feira de Santana estão com funcionamento reduzido até às 20h e a frota de ônibus ajustada à mesma operação realizada em domingos e feriados.

A baixa demanda de passageiros se deve ao fato de o feriado antecipado, conforme decretos municipal n. 11.575 de 24 de maio de 2020 e estadual nº 19.722 de 22 de maio de 2020 permitirem apenas serviços essenciais funcionarem, como supermercados, postos de gasolina, padarias, farmácias e funerárias.

Os ajustes na oferta do transporte público urbano acompanham a determinação do prefeito Colbert Martins Filho voltada ao controle do fluxo de pessoas no município, sendo prioridade entre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (Covid-19) no país.

Porém, neste período, a Prefeitura está garantindo o benefício da tarifa de meia passagem para usuários do Sistema Integrado de Transporte (SIT) que possui o Cartão Via Feira.

Já nos distritos, os ônibus das concessionárias São João e Rosa estão atendendo a comunidade com a mesma operação especial praticada em dias úteis desde o início da pandemia.

Ônibus reservas estão de plantão no Terminal Central, das 6h às 20h, horário do último balão, para atender, em caso de necessidade, ajustes pontuais neste período de feriados antecipados.

A SMTT tem orientado o usuário, em caso de deslocamento, buscar horários alternativos a fim de evitar aglomerações.

Ascom SMTT 

Leia também: Terminais de transbordo e ônibus em Feira de Santana funcionam em horários especiais nestes feriados antecipados

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade