Feira de Santana

Feriado antecipado em Feira de Santana será o de Corpus Christi, confirma prefeitura

O prefeito Colbert Martins Filho publicará decreto ainda neste sábado, oficializado essas medidas.

23/05/2020 às 15h10, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Feira de Santana está entre as cidades da Bahia que vão antecipar três feriados para a próxima segunda, terça e quarta-feira, dias 25, 26 e 27 de maio. Na quarta-feira, dia 27 de maio, Feira de Santana cumprirá antecipadamente o feriado de Corpus Christi, que este ano está previsto para o dia 11 de junho. Inicialmente foi divulgado que a troca seria pelo dia 26 de julho, feriado da padroeira da cidade, Senhora Santana.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o município seguira o decreto do Governo do Estado e permite a abertura apenas de serviços que são autorizados a funcionar em feriados, a exemplo de supermercados, postos de gasolina, padarias, farmácias e funerárias.  O prefeito Colbert Martins Filho publicará decreto ainda neste sábado, oficializado essas medidas.

O decreto estadual Nº 19.722, de 22 de Maio de 2020, antecipando feriados estaduais e municipais foi publicado no Diário Oficial do Estado, neste sábado (23). Com a medida, os municípios esperam manter as pessoas em casa por um período maior, reduzindo os casos de infecção pelo coronavírus, que tem se elevado nas últimas semanas.

Bancos

Agências da Caixa poderão abrir nos 3 feriados antecipados em Feira, mas apenas para pagamento do auxílio emergencial (Saiba mais)

Centro de Abastecimento

No caso Centro de Abastecimento, que não pode deixar de funcionar, "muito provavelmente abrirá a Ceasa (o comércio de alimentos em atacado, que abastece o mercado de Feira e região), sendo fechadas as demais dependências.

Serviços públicos

Ainda no âmbito dos serviços públicos, conforme o decreto estadual, estão autorizados a funcionar as áreas de saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações. Não devem parar as construções relacionadas aos serviços hospitalares e para reparos da Embasa, por exemplo.

“Setores que nunca foram fechados em feriados mantém a sua rotina, desde que adotem as medidas preventivas preconizadas para o momento", orienta o prefeito.

O artigo 5º do decreto do Governo do Estado determina que nos dias 28 e 29 de maio, fica autorizado somente o funcionamento dos serviços essenciais, em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, nos Municípios de Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas e Salvador. Os bancos e lotéricas podem abrir nessas datas, mas apenas das 9 às 14h, conforme o decreto.

 

FERIADOS MUNICIPAIS PREVISTOS – ANO DE 2020.

I) Conforme disposto na Lei Municipal nº 851, de 23 de outubro de 1978:

Sexta-feira da Paixão: 10 de abril;
Corpus Christi: 11 de junho (quinta-feira);
São João: 24 de junho (quarta-feira);
Dia de Senhora Santana, Padroeira: 26 de julho (domingo).

Saiba mais aqui

Leia também:

Rui Costa sanciona lei que antecipa feriados na Bahia neste ano

Assembleia Legislativa aprova antecipação dos feriados de São João e 2 de Julho

Prefeitura de Feira de Santana publicará decreto sobre antecipação de feriados

Rui anuncia antecipação de feriados em Feira, Salvador e mais 7 cidades da Bahia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade