Feira de Santana

Motorista e cobrador de ônibus aderem ao uso de máscara e álcool gel

O motorista contou ao Acorda Cidade que decidiu aderir aos produtos por precaução, principalmente porque muitos passageiros que transporta diariamente estiveram participando do Carnaval.

29/02/2020 às 05h23, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O motorista Valdinei Pereira, conhecido como “Dui” e o cobrador de ônibus que trabalha junto com ele na linha de ônibus George Américo/ Centro da cidade, aderiram ao uso de máscaras descartáveis por precaução, diante da informação de três casos de pessoas com coronavírus que estão sendo investigados em Feira de Santana. Vale ressaltar que dois destes casos foram descartados (Veja aqui).

Além das máscaras, que segundo “Dui”, foi iniciativa própria, ele relata que a empresa de ônibus Rosa, está disponibilizando para todos os veículos o álcool gel.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Dui contou ao Acorda Cidade que decidiu aderir aos produtos por precaução, principalmente porque muitos passageiros que transporta diariamente estiveram participando do Carnaval. Segundo ele, usar a máscara descartável e passar o álcool gel nas mãos é uma forma de evitar o contágio por vírus e bactérias.

“Diante dessas notícias sobre os casos em investigação do coronavírus eu me preocupei e comecei a usar. A gente transporta muitos passageiros e o ônibus tem pouca ventilação. Se Deus quiser não virá nenhum surto para Feira de Santana, mas é importante a gente se precaver”, comentou.

O motorista salientou também que muitos passageiros, motoristas de táxi e mototaxistas gostaram da ideia e o parabenizaram pela atitude. “O pessoal gostou. Algumas pessoas acharam engraçado. Outras apoiam e dão parabéns”, afirmou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A passageira Joanir Batista foi uma das pessoas que aprovou a ideia do motorista. Para ela, é uma forma de incentivar a população a melhorar a higiene e se proteger.

“Eu achei legal. Ótima ideia. Vou usar também”, frisou.

Dui declarou que faz várias trocas de máscaras durante o dia e elas são descartadas. O álcool gel é utilizado várias vezes e quando acaba, é possível fazer a reposição do produto na garagem da empresa.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

>> Para prevenir o novo coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda:

– lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;

– evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– evitar contato próximo com pessoas doentes;

– ficar em casa quando estiver doente;

– usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;

– não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Outros cuidados importantes são manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

O ministério explica que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade