Saúde

Prática de treinos e exercícios pela web requer atenção e acompanhamento profissional

Especialistas alertam para o respeito com a individualidade biológica de cada pessoa

15/02/2020 às 06h34, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Agência Educa Mais Brasil

As redes sociais estão repletas de alternativas baratas e com resultados aparentemente “fáceis” para uma infinidade de coisas que os usuários queiram fazer. Entre os vídeos de “faça você mesmo”, há aqueles que deixam de lado a academia ou acompanhamento de um profissional qualificado para se aventurarem em casa, além de orientação sobre nutrição.

Se por um lado, os treinos online possibilitam mais praticidade na rotina e no bolso, por outro,os riscos envolvidos são grandes, podendo causar, inclusive, lesões e problemas nas articulações. Cuidado: é preciso respeitar limites e o processo de aprendizagem motora para a realização dos movimentos.

Para a professora de Hatha Yôga, Pilates, terapeuta Reiki e Educadora Física Rita Gomes, 50, todos se acham no direito de prescrever treinos e outros exercícios sem serem qualificados para isso, mas cada um deve respeitar os seus processos. “O importante é procurar um estúdio ou academia com profissionais capacitados para exercer a profissão, ensinar e prescrever treinos e práticas de forma segura, respeitando a individualidade biológica de cada pessoa”, defende.

Antônio Cenai, 23, que também atua como educador físico, acredita que os aplicativos(apps)podem ajudar as pessoas a tomarem uma primeira iniciativa para uma vida mais saudável, mas também não deixa de frisar a importância de um acompanhamento especializado.

Cenai acredita que, prezando pela prática de atividades com segurança e respeitando as necessidades individuais, os aplicativos até poderiam ser usados mas sempre mediante de acompanhamento de profissionais capacitados. “Os aplicativos podem até ser um auxílio para pessoas que não possuem restrições clínicas que possam limitar sua prática de atividade física, porém eles também podem ser vilõesagravando e até causando novas lesões”, conclui Cenai. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade