Feira de Santana

Risco de desabamento de edifício no centro de Feira pode gerar demissões de comerciários

Depois de um final de semana de muito trabalho com a saída dos camelôs do calçadão da Rua Sales Barbosa, a equipe da Defesa Civil da prefeitura colocou tapumes isolando a frente do edifício.

19/08/2019 às 13h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

O clima é de preocupação por parte de lojistas e comerciários que trabalham em lojas no entorno do edifício Sarkis, que está com risco de desabamento no centro comercial de Feira de Santana. Depois de um final de semana de muito trabalho com a saída dos camelôs do calçadão da Rua Sales Barbosa, a equipe da Defesa Civil da prefeitura colocou tapumes isolando a frente do edifício.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Uma das preocupações de quem trabalha no local é a possibilidade de demissões. Além da loja de eletrodomésticos que funciona no térreo, os cinco andares superiores são ocupados por um centro de saúde. A gerente do Centro Médico, Daiana Sampaio, diz que o prejuízo para a empresa é incalculável.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós tínhamos uma média de atendimento 400 pessoas por dia e empregamos por volta de 38 pessoas”, afirmou.

Ela informou que está retirando todos os equipamentos de dentro do prédio, como aparelhos mais pesados como de raio x e mamografia. Os mais leves foram retirados no último sábado, quando tomou-se conhecimento da situação. Os equipamentos serão transferidos para o Hospital Regional Dia que fica próximo ao Centro Médico.

Com relação aos funcionários Daiana Sampaio relatou que a empresa fará alguns ajustes. A princípio não haverá demissões.

Nesta segunda-feira (19), a Defesa Civil isolou uma parte da galeria Caribé na parte de saída para o calçadão da Sales Barbosa e três lojas também do calçadão foram desocupadas.

A secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico determinou a saída de 81 vendedores ambulantes da lateral do edifício. O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes, Pedro José da Silva, disse que os ambulantes estão se adaptando no espaço na Praça Bernardino Bahia. Segundo ele, há prejuízos nessa relocação.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A relocação está tranquila e estamos colocando as pessoas aqui dentro da melhor forma possível. Estamos tentando adequar os espaços com a diminuição das barracas e cada uma terá apenas um metro e meio, mesmo quem tinha mais de uma barraca”, comentou.

Ele ressalta que há prejuízos com a mudança e que todos ficaram surpresos com a situação apresentada pelo prédio.

O engenheiro José Mendes de Araújo, da empresa Ribeiro Mendes, contratada pela Embasa, acha que por enquanto não há riscos de desabamento do prédio.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A princípio eu acho que não há riscos de desabamento. Eu acho que houve a movimentação no prédio que foi constatada, o que é normal.Realmente pode afundar um pouco se houver carga. Se ele não estiver pronto para uma carga nova pode afundar. Esse afundamento chama-se recalque. A origem desse recalque ninguém sabe ainda”, frisou.

José disse que não sabe quando sairá o relatório indicando a necessidade de demolição do prédio. Segundo ele, prédios com muito mais inclinação e afundamento já foram recuperados e é possível resolver a situação do edifício Sarkis.

Em relação ao vazamento na lateral do prédio, na Sales Barbosa, que segundo vendedores ambulantes poderia ser a causa do afundamento, o engenheiro comentou que não acredita nessa hipótese.

“Isso precisa ser investigado. Um recalque acontece por várias causas e não é um vazamento de água que vai fazer um recalque. Senão Feira estaria toda torta. Qualquer cidade tem vazamentos de água e chuvas que molham o solo. Não acredito que tenha sido o sistema de drenagens das obras dos túneis e do BRT, mas existe essa possibilidade. Quando se altera uma situação no subsolo, aumentando ou diminuindo a umidade, altera as condições normais do solo. Mas, só será possível ter essas respostas com as análises feitas”, salientou.

O coordenador da Defesa Civil Pedro Américo Lopes explica que serviços estão sendo realizados para se definir a demolição ou não do edifício Sarkis.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Vamos fazer o isolamento dessa área menor e quando as equipes de engenharia fizerem a inspeção do solo, a gente vai liberando aos poucos, identificando se não há riscos de desabamento. Se não houver riscos vamos autorizar a reabertura do Mercado de Arte. Essa decisão será tomada a partir de cada relatório de engenharia que for chegando”, disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ele informou também que a abertura da Galeria Caribé para a Avenida Getúlio Vargas está liberada. No entanto, por precaução o acesso da galeria pela Sales Barbosa vai continuar fechado.

“O prejuízo é muito grande grande par ao comércio, mas é importante manter a segurança da população”, finalizou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

As equipes de engenharia da Prefeitura, da Defesa Civil e da Embasa ainda não definiram se o prédio vai ou não ser demolido.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

 

Leia também:

Defesa Civil isola prédio ameaçado de desabar no centro de Feira de Santana

SMT realiza modificações no trânsito devido a interdição de prédio da Getúlio Vargas

SMTT altera itinerários de ônibus devido a interdição de prédio na Getúlio Vargas

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

Missa do AAPC

Feira de Santana

Missa celebra os 22 anos de fundação da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer de Feira de Santana

Cerca de 2.500 pacientes são acompanhados na AAPC.

24/04/2024 às 12h45

Animais resgatados

Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins anuncia contrato para castração de animais de rua e possibilidade de implantação de uma clínica PET

Ele destacou sobre os resultados da Micareta 2024, entre eles o sucesso do Espaço PET que foi implantado na Avenida...

24/04/2024 às 12h44

image

Rádio acorda cidade