Saúde

Dietas prolongadas podem colocar o corpo em modo 'econômico' e dificultar a perda de peso

Com isso, o corpo começa a funcionar de maneira lenta, mantendo o peso estável e a nutrição de órgãos nobres, mas deixando outros tecidos sem o adequado suporte.

12/07/2019 às 08h32, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A tendência do corpo a se acostumar com mudanças na alimentação e na rotina de exercícios físicos pode tornar o emagrecimento mais lento ou até mesmo pará-lo. Depois de um tempo de dieta e exercícios, o corpo começa a funcionar em modo "econômico". Mesmo uma dieta que começa com ótimos resultados inicialmente, pode frustrar quem tenta perder alguns quilinhos a mais. Isso porque é comum que, depois de algumas semanas, a perda de peso comece a ficar mais lenta ou estacione por completo. É o chamado efeito platô. “O efeito platô é uma falta de resposta do corpo a um determinado estímulo. A pessoa que deseja emagrecer vai buscar uma alimentação que contribua para isso, o que gera uma resposta inicial. Mas há uma tendência de acomodação do organismo”, explica Thomas Araújo, nutricionista da Rede Alpha Fitness.

Com isso, o corpo começa a funcionar de maneira lenta, mantendo o peso estável e a nutrição de órgãos nobres, mas deixando outros tecidos sem o adequado suporte. Há quem tente resolver a situação restringindo ainda mais o consumo de alimentos, mas isso só piora o estado geral do organismo. “Restrições cada vez maiores afetam a qualidade de vida, o desempenho físico e mental. Em longo prazo, os danos para a saúde podem ser graves”, diz o nutricionista. É por isso que o ideal é criar um programa de emagrecimento com orientação de uma equipe multidisciplinar (endocrinologista + nutricionista + educador físico + psicólogo), a qual vai olhar para todos os fatores que podem influenciar a perda de peso. A partir disso, a equipe cria um programa alimentar e de exercícios físicos individualizados, levando em conta também metas realistas de emagrecimento, as rotinas e os gostos do paciente. “Se a pessoa está fazendo a dieta que foi proposta e os exercícios de forma habitual, e mesmo assim encontra dificuldades para emagrecer, daí é o momento de fazer alguma mudança no padrão alimentar e de exercícios físicos, ou seja, estimular o corpo com uma dinâmica diferente para um resultado distinto”, comenta Thomas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade