Moda e Beleza

Cuidados com tatuagem devem ser redobrados no verão

Um dos alertas é o contato com água do mar e piscina

08/01/2019 às 09h00, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

Com o aumento da temperatura e a chegada do verão, a procura por tatuagens aumenta consideravelmente. Afinal de contas, quem não quer exibir “aquela” tattoo super legal na estação mais quente do ano?! É preciso, contudo, tomar alguns cuidados importantes para a correta cicatrização do desenho. Dessa forma, você evita possíveis infecções e, a longo prazo, a despigmentação da arte.

De acordo com o tatuador Diego Rangel, do Rangel Tattoo Studio, alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de optar por fazer uma tatuagem no verão. Uma delas é o contato com água do mar e piscina.

“O verão é, sem dúvida, a estação que tem maior procura por tatuagens. Porém as pessoas se esquecem que alguns cuidados são fundamentais no processo de cicatrização. Exemplos disso são o não contato com água do mar e piscina, o que é muito comum nesse período. Antes de fazer uma tatuagem, você deve lembrar que precisa evitar esses locais nos primeiros 15 dias após a realização da sessão”, explica.

A biomédica Maria Victória Prieto esclarece que esses cuidados são importantes porque a tatuagem é um tipo de “ferida”. “É importante entender que a tatuagem é uma espécie de ‘ferida’ provocada no corpo. Por conta disso, é uma porta de entrada para vírus e bactérias, razão pela qual os cuidados pós-tattoo são essenciais”, conta.

Outro cuidado importante é a exposição ao sol. “Os cuidados que você adota durante o período de cicatrização, que leva de 15 dias a um mês, são determinantes para a forma que a tatuagem ficará no futuro. "A exposição da pele recém-tatuada ao sol pode alterar a cor, causar manchas irreparáveis e até a despigmentação da tatuagem", afirma Rangel, que tem mais de 15 anos de experiência profissional.

Após o período de cicatrização, é necessário adotar alguns cuidados no local tatuado. “O uso do filtro solar é imprescindível para a proteção, mas deve ser usado somente após a cicatrização completa da tatuagem”, diz o tatuador.

Além desses cuidados, é sempre importante observar as condições do estúdio de tatuagem da sua escolha. “Na hora de fazer uma tatuagem, é importante também verificar as condições sanitárias e normas técnicas do estúdio, como, por exemplo, a utilização de equipamentos de segurança, de materiais descartáveis e da coleta específica para o descarte dos materiais utilizados”, explica Maria Victória.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade