Representação Baiana

Baiano ganha destaque como diretor de desfiles na São Paulo Fashion Week

Sua perspectiva única e compromisso com a representatividade impulsionam sua ascensão na indústria da moda.

28/05/2023 às 15h00, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Diretor baiano
Foto: Lúcio Almeida

Com apenas 23 anos, o soteropolitano Eduardo Pereira, vem demonstrando sua versatilidade e talento na indústria da moda, principalmente nas prestigiadas passarelas do São Paulo Fashion Week (SPFW), o maior evento de moda da América Latina. Com quatro participações, sendo a primeira em novembro de 2021, Eduardo se destaca como diretor de desfiles e cargos de relevância.

Trilhando um caminho inspirador,  o jovem soteropolitano é diretor de desfiles para marcas como Ateliê Mão de Mãe e Head de Conteúdo da Santa Resistência. Além disso, acumula experiências como fotógrafo, habilidade que contribui para seu trabalho como diretor.

Diretor baiano
Foto: Lúcio Almeida

“A indústria da moda sempre foi extremamente desafiadora para mim. Como um jovem negro que cresceu na Massaranduba, periferia de Salvador, o acesso a certos espaços parecia impossível. Enfrentei inúmeras adversidades, tendo poucos recursos para fazer as coisas acontecerem. Muitas vezes, trabalhei de forma gratuita para ter a oportunidade de mostrar que eu era capaz. Ganhei meu espaço ao conquistar minha posição como diretor de desfiles na maior semana de moda do país. Sendo inclusive o único diretor negro e com 23 anos”, conta Edu.

Surpreendendo a todos, Edu deu um passo corajoso ao assumir a direção de desfiles, trazendo sua perspectiva única e um olhar atento para a diversidade e representatividade. Sua mais recente conquista foi a direção do desfile da marca baiana Dendezeiro, que apresentou um grande espetáculo nesta sexta-feira, 26, no São Paulo Fashion Week, em São Paulo, com a coleção “Cor de Pele”.

A escolha de Eduardo para liderar um desfile com essa temática reforça a importância da representatividade na indústria da moda. Como um jovem negro baiano, Eduardo carrega consigo não apenas o talento e a paixão pela moda, mas também uma história inspiradora e uma perspectiva que desafia padrões preestabelecidos.

“Minha perspectiva única e meu olhar atento para a diversidade e representatividade são fundamentais no meu trabalho como diretor. Como um jovem negro baiano, carrego comigo uma história inspiradora e uma perspectiva que desafia os padrões preestabelecidos na indústria da moda. Busco trazer à tona a importância da representatividade, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade em todas as suas formas. Através das minhas criações, desejo transmitir a mensagem de que a moda é uma poderosa forma de expressão e que todos têm o direito de se sentir representados e empoderados”, ressalta o diretor.

No SPFW, Eduardo tem sido uma voz poderosa e influente, participando do evento pela quarta edição consecutiva. Sua presença ressalta a importância da representatividade na indústria da moda. 

Além de sua atuação na direção de desfiles, Eduardo está à frente de sua própria marca de joias, onde exerce o ofício de Joalheiro e Ourives, profissão que aprendeu com seu pai. Essa incursão em um novo campo mostra sua dedicação à criação artística em diferentes formas e sua busca contínua por expressar sua visão de beleza e autenticidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade