Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 2
  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 1
16 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 26/12/2018 18h41.

O tempo e a vida

Passa o sofrimento com suas amarguras. Passam as alegrias.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Estamos chegando ao final de mais um ano. É mais um ano que passa a ser registrado na história de nossa vida. Passam as flores com seus perfumes. Passam os ventos e as tempestades. Passa o sofrimento com suas amarguras. Passam as alegrias. Tudo passa neste mundo, somente o bem que fazemos permanece.

DIANTE DISSO surge a pergunta: como estou ocupando o tempo? O tempo é abstrato e concreto. Falamos de perder tempo, ganhar tempo, recuperar o tempo perdido, passar o tempo, avaliar quanto tempo ainda temos. É algo bem concreto e nós o manejamos todo dia. Mas também é abstrato, invisível. Todos sabemos o que é o tempo, mas não sabemos explicá-lo, quando nos interrogam.

NA REALIDADE, todos nós temos muito tempo. O que acontece é a má distribuição de nosso tempo. O dia tem 24 horas, a semana sete dias, ou se quisermos, 168 horas. Em cada dia transcorrem 1.440 minutos ou 86.400 segundos. Este é o tempo que Deus nos concede. A distribuição fica por nossa conta. É sempre interessante analisar como gastamos nosso tempo. Se não sobramos tempo para coisas importantes é porque esbanjamos nosso tempo em coisas sem importância.

O TEMPO deixa marcas indeléveis em nossa vida. O dia de hoje tem algo a ver com o dia de ontem e o dia de amanhã é filho do dia de hoje. Somos frutos de nossa história, isto é, da maneira como vivemos o tempo. Aquilo que semeamos no tempo, o tempo fará florir. O futuro não é um lugar para onde vamos, mas é um lugar que estamos construindo.

O TEMPO é um presente de Deus. Ele o concede para nosso amadurecimento humano e espiritual. Por vezes deixamos que preciosos minutos sejam perdidos. É com reais que formamos um milhão, é com minutos que se forma uma hora, e igualmente com eles que estamos construindo nossa eternidade. A misericórdia de Deus é infinita, mas o tempo é limitado. Uma hora, um dia, podem fazer a diferença.

TEMPO bem vivido e bem dividido traz realização. O livro do Eclesiastes lembra: “Cada coisa tem seu tempo neste mundo” e Jesus Cristo diz que o tempo é como uma nuvem que passa... Sempre mais fiquemos atentos, para não desperdiçar nada do tempo. É com ele que vivemos nos realizamos e preparamos a eternidade. Vamos, por isso, ocupar bem todos os dias de 2019 realizando boas obras.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected] 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Necessidade do namoro

Em muitos países, a data é celebrada no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, o santo que realizava mui...

Artigo

Respeite a natureza

Gostaríamos que o dia servisse para uma reflexão séria sobre nosso papel diante do meio em que vivemos.

Artigo

Quem mata mais?

Os fumantes sabem que o fumo é prejudicial e por que não param de fumar ?

Vídeo

Senado Aprova (10 a 14 de junho) — O mais importante que o Senado aprovou nesta semana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Contrato de namoro, já ouviu falar?
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram