Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • governo 1
  • governo 1
25 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 24/09/2018 10h37.

Não anule seu voto

Há até certa campanha para anular o voto.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Tudo o que vem ocorrendo no mundo político, sobretudo nos últimos anos, envolvendo homens públicos acusados de corrupção e manobras escusas de certos partidos políticos, tem levado muitos cidadãos à aversão ao voto. Há até certa campanha para anular o voto.

O VOTO é a arma mais poderosa que a democracia tem para garantir o bem-comum da sociedade. O perigo é a sua ambivalência, usado para o bem ou para o mal. Perigo não menor é a omissão de usá-lo para o bem, deixando-o inteiramente em mãos dos que usam para o mal. Anular o voto é fugir da luta pela ética na política. Anular o voto significa realizar a vontade dos maus políticos e punir os bons.

NÃO FALTAM em nosso Parlamento (Câmara e Senado) e nas Assembléias Legislativas pessoas de valor moral inquestionável e de competência que souberam honrar seus mandatos. Não faltam, também, bons candidatos para as próximas eleições no dia 7 de outubro. Por que então anular o voto? Votar em branco ou anular o voto corresponde à atitude de Pilatos que lavou as mãos.

VOTAR é um direito que, negado, como já aconteceu neste país, calou a justiça e sufocou a liberdade. Direito que faz sempre o país avançar na conquista da paz social. Direito que garante aos eleitores a possibilidade de escrever sua história e fazer a melhor escolha dos que nos prestarão o serviço de administrar e promover o bem comum, como é anseio de todos os brasileiros. Assim, fortalecemos nossa consciência de cidadãos.

VOTAR é um dever que precisa ser exercido para tirar do poder os maus políticos. Dever que precisa ser exercido para garantir a manutenção da democracia, da dignidade e da igualdade de cada pessoa, conquistas alcançadas com suor e lágrimas e até com a vida de tantos heróis do nosso povo.

O VOTO LIVRE de cada cidadão é sinal de maturidade e ao mesmo tempo de responsabilidade. Por isso, não vote em branco, nem anule seu voto. Vote em quem você acredita que é melhor, sem a preocupação de perder ou ganhar. Votar, e votar corretamente, dentro das normas da lei eleitoral é tão importante como rezar. A oração, sem o cumprimento dos deveres de cidadão, não agrada a Deus e perde o sentido.

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito
[email protected]
  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Crônica

O grande milagre

Em 1264, o Papa Urbano IV, tornou a festa do Corpo de Cristo, uma festa universal.

Artigo

Necessidade do namoro

Em muitos países, a data é celebrada no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, o santo que realizava mui...

Artigo

Respeite a natureza

Gostaríamos que o dia servisse para uma reflexão séria sobre nosso papel diante do meio em que vivemos.

Vídeo

Senado Aprova (10 a 14 de junho) — O mais importante que o Senado aprovou nesta semana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Movimento do comércio no feriado de Corpus Christi agrada lojistas e consumidores
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram