Feira de Santana

Mototaxista explica cuidados para evitar acidentes com linha de cerol

Ele usa na moto acima do guidão uma antena de 60 cm que tem uma lâmina na ponta e que corta as linhas de cerol.

30/08/2018 às 11h22, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O acidente envolvendo o aposentado João Arcanjo Rend, que teve o pescoço cortado por linha de cerol enquanto pilotava uma moto em Salvador no domingo (26), chama a atenção de motociclistas para o cuidado que devem ter ao transitar pelas cidades. O mototaxista Ednaldo Santana que mora em Feira de Santana e atua há 21 anos na profissão contou ao Acorda Cidade como se previne de acidentes com linha de cerol e deu algumas dicas importantes para os colegas motociclistas.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

Segundo Ednaldo, ele já foi vítima da linha com cerol uma vez quando viajava de moto para o município de São Gonçalo dos Campos. A linha atingiu o seu capacete e por sorte ele não saiu ferido. O mototaxista explicou que depois desse episódio buscou se prevenir de acidentes com a linha de cerol e passou a usar em sua moto uma antena que corta esse tipo de linha. Ele informou ainda que atualmente o equipamento é de uso obrigatório pelos mototaxistas de Feira de Santana e a determinação é da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Nós mototaxistas nos preocupamos muito com acidentes com linha de cerol. Eu já fui vítima e graças a Deus não cheguei a me machucar. Mas, essas linhas são muito perigosas. O que eu uso para evitar o contato com essas linhas é uma antena de 60cm que fica acima do guidão da moto. Ela tem uma lâmina que segura a linha na ponta da antena e automaticamente ela é cortada”, disse.

Ednaldo explicou que as as antenas que cortam a linha de cerol podem ser encontradas em lojas de equipamentos para motos e bicicletas. Elas custam entre R$12 e R$15 e para o mototaxista o investimento é barato e pode salvar uma vida.

Linhas de cerol

As linhas de cerol são linhas usadas em pipas e papagaios e que tem aplicação de uma mistura de cola com vidro moído ou limalha de ferro. Com essa característica, as linhas se tornam instrumentos extremamente cortantes. Desta forma, as linhas com cerol são muito perigosas e podem trazer riscos para quem aplica, quem usa e ainda animais como pássaros, pedestres, motociclistas e motoristas de carros conversíveis.

Devido a a presença do ferro, as linhas de cerol com limalha de ferro conduzem a eletricidade facilmente. O contato da linha com os fios de alta tensão ocasiona fortes descargas elétricas. Mesmo sendo mais perigosa, a mistura com pó de ferro é menos utilizada do que a mistura feita com vidro.

O uso de linhas de cerol é considerado crime e é proibido em muitos lugares do Brasil. Em Salvador, uma lei sancionada em 2017 proíbe a utilização da linha.

Com informações da repórter Orisa Gomes do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade