Concursos

Inscrições para concurso da Guarda Municipal começam nesta quinta (2); secretário explica exigência de altura mínima

De acordo o secretário municipal de Prevenção a Violência, Pablo Roberto, a exigência da altura está respaldada em lei.

02/08/2018 às 06h39, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

As inscrições para o concurso público da Guarda Municipal de Feira de Santana começam nesta quinta-feira (2). A inscrição pode ser feita a partir das 11h no site da prefeitura de Feira de Santana ou no site da organizadora do concurso (https://www.eplconcursos.com.br/). A taxa é de R$ 60. São 50 vagas mais 250 para cadastro de reserva.

Leia o edital

Inscreva-se aqui

O edital do concurso foi publicado na quarta (1º). Entre os critérios para se inscrever no concurso estão idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e possuir a altura mínima de 1,70 para homens e 1,65 para mulheres. O salário inicial é de R$ 1.081,58, salário base, com acréscimo do vale-transporte e alimentação, além da possibilidade de gratificação. De acordo o secretário municipal de Prevenção a Violência, Pablo Roberto, a exigência da altura está respaldada em lei.

“Esse item tem trazido alguns questionamentos, mas isso tem fundamento legal na lei 56/2011 do plano de cargos e salários da guarda municipal, onde o município, através de lei, determinou que essa é a altura para ingresso na guarda de Feira de Santana. Tem uma lei federal que disciplina as guardas municipais do país inteiro e Feira aprovou em 2011 uma lei que fala da altura. Isso não é uma invenção da banca, nem da comissão. Tem amparo legal”, destacou.

Convocação

O secretário informou que a validade do concurso é de dois anos e que a expectativa é que os 50 primeiros aprovados sejam convocados até o mês de abril do ano que vem. Com relação aos aprovados para o cadastro de reserva, Pablo Roberto disse que assim que o município tiver a viabilidade financeira irá contratá-los. Ele falou sobre as etapas do concurso.

“Primeiro são as provas objetivas, depois vem a prova de título, avaliação psicológica, teste de aptidão física, exame de saúde físico e mental, exames toxicológicos, pesquisa social e o curso de formação. Após esse curso que os candidatos serão empossados e começam as atividades como guarda municipal”, afirmou.

Mudanças na Guarda Municipal

Atualmente a Guarda Municipal de Feira de Santana conta com 150 guardas distribuídos em diversos pontos da cidade, segundo informou o secretário Pablo Roberto. De acordo com ele, desde a criação do ministério da Segurança Público que as guardas do país vêm tendo uma atenção diferenciada e sinalizou possíveis mudanças.

“O ministério de forma inteligente está fazendo com que as guardas possam participar mais do sistema de segurança pública. Em Feira já fazemos isso. Além de cuidar do patrimônio público, trabalhamos de forma mais ostensiva dentro das nossas possibilidades. Foi apresentado um projeto para mudar o nome de guarda para polícia municipal. É um debate que deve ser feito com tranquilidade. Só vale mudar o nome se o município tiver condições de fazer com que a guarda assuma essa nova função”, avaliou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade