Feira de Santana

Projeto desafia estudantes de engenharia a desenvolverem soluções para problemas reais

Sediada no Centro de Empreendedorismo e Inovação da Unifacs, em Feira de Santana, iniciativa visa aplicar ideias e criar produtos para melhorar a vida das pessoas

23/04/2018 às 16h00, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Acaba de ser lançado em Feira de Santana, na Unifacs, o Laboratório maker Alumia. Coordenado pelos professores Ramon Santos e Frederico Xavier, o projeto funciona no Centro de Empreendedorismo e Inovação da universidade, no campus Boulevard. O objetivo é encontrar soluções para problemas reais em diferentes áreas como tecnologia, logística, infraestrutura, trânsito etc. Participam da iniciativa estudantes de diferentes cursos da área de Engenharia (elétrica, mecânica, mecatrônica e produção).

O grupo foi batizado de Alumia, em referência ao verbo alumiar, que significa dar luz, tornar claro, fazer conhecido. “No Laboratório maker, buscamos identificar problemas reais que afetam o cotidiano de todos nós para desafiar os alunos a encontrarem soluções para esses problemas”, explica o professor coordenador do projeto. E acrescenta: “assim, eles podem desenvolver protótipos, produtos e ideias que melhorem a vida das pessoas”.

Como o projeto está em fase inicial, a identificação das situações que servirão de fundamento para o desenvolvimento de soluções pela equipe ainda é realizada de forma informal, com base na percepção de cada um, nos contatos com pessoas próximas ou sugestões recebidas na própria universidade. Atualmente, por exemplo, eles estão trabalhando no desenvolvimento de um projeto para atender ao Laboratório de Física da própria Unifacs.

A ideia, no entanto, é ampliar esse alcance com a criação de um canal específico onde as pessoas possam apresentar problemas para a equipe Alumia. “Pretendemos ainda esse ano, no segundo semestre, lançar um portal ou aplicativo para receber essas propostas tanto de pessoas dentro da universidade como de fora”, afirma Ramon.

Assim, o projeto que funciona como um espaço de experimentação e aprendizagem prática dos alunos vai permitir a aplicação de conhecimento científico e tecnológico para atender necessidades reais da comunidade do entorno da universidade e da sociedade como um todo. Para isso, a infraestrutura do Laboratório Maker da Unifacs em Feira de Santana conta com todos os recursos necessários como equipamentos, impressoras 3D, softwares de ponta e outras tecnologias.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade