Feira de Santana

Onda de assaltos no conjunto Feira VI assusta estudantes da Uefs e moradores

O Acorda Cidade vem recebendo inúmeros e-mails de estudantes relatando situações de perigo e solicitando aumento do policiamento na região.

04/04/2014 às 17h42, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Os assaltos diários ocorridos a qualquer hora no conjunto Feira VI, em Feira de Santana, estão assustando moradores e estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O Acorda Cidade vem recebendo inúmeros e-mails de estudantes relatando situações de perigo e solicitando aumento do policiamento na região. O conjunto fica próximo à instituição e possui muitas residências universitárias. 

 
O major PM Paulo Roberto Cerqueira, comandante da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), afirmou ao Acorda Cidade que desde que foi informado sobre o aumento no índice de assaltos no conjunto, intensificou o policiamento, principalmente nos horários de ida e volta dos alunos à Uefs, nos períodos da manhã, tarde e noite.
 
Segundo ele, um dos pontos críticos é próximo a um portão que dá acesso à Rua O, onde muitos assaltos estavam sendo realizados. O comandante orienta os estudantes e moradores a registrarem queixa para que a Polícia Civil, através de informações das vítimas, investigue o roubo e chegue até a autoria dos roubos e, consequentemente, à prisão dos marginais.
 
Importante registrar queixas – Ele explica que o trabalho da Polícia Militar é preventivo e que enquanto houver a presença dos policiais os roubos  podem diminuir, mas é necessário o registro das queixas para que os marginais sejam presos. “A PM  entra com a parte preventiva e prende os assaltantes, é claro, se houver flagrante. Mas a marginalidade se desloca. Ele vai deixar de roubar no Feira VI e vai para outro lugar se ele não for preso. Por isso que a comunidade deve registrar a queixa para fazemos rondas diariamente e para que a Polícia Civil seja provocada para investigar os roubos”, explica.
 
Major Paulo Roberto disse também que soube dos assaltos, não através de dados estatísticos, já que as queixas são poucas, mas através da imprensa e que além do Feira VI, está intensificando ações em outros bairros cobertos pela 65ª CIPM. Ele exemplifica as áreas do Hospital da Mulher, Observatório Antares e Estádio Joia da Princesa como alguns dos locais onde houve reforço nas rondas.
 
“Não sabemos sobre todos os locais com índice alto de assaltos porque as pessoas preferem ligar para a imprensa e não prestam queixa. Agradecemos à imprensa porque através dela estamos sendo informados destes casos, mas precisamos também da ajuda direta da população denunciando estes crimes”, concluiu.
 
Denúncias
 
A estudante da Uefs, Viviane Alves, relatou via e-mail que sofreu um assalto. “Exatamente na rua B, caminho 18, um rapaz de bicicleta, armado, me abordou e levou com ele meu celular, dinheiro e minha paz. Depois disso, liguei para a polícia e dei as características do meliante (negro, magro, estatura mediana, usava uma arma preta, estava de calça preta e blusa azul) e pedi que mandassem alguma viatura para fazer uma ronda, não com o intuito de encontrar meus pertences (que creio que não os terei nunca mais), mas para assegurar a integridade física e psicológica de todos aqueles que estão expostos a este risco”, relata a estudante.
 
A moradora Zulmira Almeida informou, também via e-mail, que foi assaltada por um homem que estava em uma motocicleta: “Estou muito triste com o que está acontecendo no bairro Feira VI. Estava retornando do meu trabalho e fui abordada por um vagabundo  com uma moto de cor preta. Fui assaltada e cheguei em casa ao prantos e nervosa, mas dando graça a Deus por estar viva. Eles assaltam na maior cara de pau. No mesmo instante ele praticou outro assalto com uma senhora”, contou.
 
Outra internauta, que não quis se identificar, também enviou um relato: “Gostaria de pedir que não publicasse meu nome pois ainda estou muito assustada com o ocorrido. Sou estudante da Universidade Estadual de Feira de Santana, morava em Serrinha, mas atualmente estou morando em Feira,  no conjunto Feira VI, próximo à universidade. Eu estava com minha amiga, que mora comigo. Saímos da UEFS e decidimos procurar uma casa para alugar por volta de 13h.  Às 13h30 andamos alguns metros e entramos em um caminho quando dois homens em uma moto se aproximaram e anunciaram o assalto. Eles pediram o celular e o que estava pilotando a moto estava de capacete e não deu para visualizar o rosto. O mesmo permaneceu na moto com ela ligada. Já o carona estava de camisa laranja, pochete, bermuda e tênis com o capacete aberto. Ele tinha o tipo físico acima do peso e era moreno e ele desceu da moto.
 
 
Através da página do Acorda Cidade no Facebook, o internauta Anderson Xavier também solicitou apoio. “Queria pedir ajuda desse portal de notícias para que divulgue a crescente onda de assaltos no conjunto Feira VI, onde reside importante parcela de estudantes da Uefs, já que infelizmente as vítimas não denunciam as autoridades de segurança e assim o bairro não tem o apoio correto da polícia, pois as pessoas não registram os assaltos. Após uma postagem no Grupo do Facebook da Uefs ficou claro que os assaltos são muitos e constantes, com meliantes assaltando de moto e, de preferência mulheres, há mais de semanas”, disse Anderson informando o link: https://www.facebook.com/groups/167240696650692/permalink/659341150773975/
 
Mobilização
 
Em um grupo do Facebook, estudantes da Uefs estão planejando realizar uma manifestação para chamar atenção das autoridades sobre a situação. O protesto ainda não tem data nem local definido.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Cras Jardim Acácia

Feira de Santana

Moradores reclamam do atendimento no Cras Jardim Acácia: “sistema fora do ar e apenas 10 fichas pela manhã"

O serviço havia sido suspenso há dois dias por conta da indisponibilidade do sistema.

08/05/2024 às 09h37

Temporais no Rio Grande do Sul

Solidariedade

Campanhas Solidárias de Feira de Santana recolhem doações para ajudar Rio Grande do Sul

Estão recebendo água, roupas, alimentos, colchões, cobertores, agasalhos, itens de higiene e ração animal, sapatos, entre outros itens.

08/05/2024 às 09h28

Protesto

Feira de Santana

Moradores do bairro Pedra do Descanso realizam protestos após demissão de enfermeira no USF II

Segundo os moradores desde a segunda-feira (6), a unidade de atendimento está fechada devido aos protestos.

08/05/2024 às 09h18

Eleitores dormem na fila para garantir atendimento no último dia de prazo para regularizar o título no TRE

Feira de Santana

Eleitores dormem na fila para garantir atendimento no último dia de prazo para regularizar o título no TRE

Quem tem o cadastro biométrico pode realizar a regularização através do Autoatendimento Eleitoral até o prazo desta quarta (8).

08/05/2024 às 08h28

Igreja recebe doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul; veja como ajudar

Ponto de arrecação

Igreja recebe doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul; veja como ajudar

O recebimento de doações comecará nesta sexta-feira (10).

08/05/2024 às 06h25

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

image

Rádio acorda cidade