Feira de Santana

Moradores reclamam do atendimento no Cras Jardim Acácia: “sistema fora do ar e apenas 10 fichas pela manhã"

O serviço havia sido suspenso há dois dias por conta da indisponibilidade do sistema.

08/05/2024 às 09h37, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Cras Jardim Acácia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na manhã desta quarta-feira (8), moradores se depararam com uma enorme fila no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Acácia, em Feira de Santana. O atendimento havia sido suspenso há dois dias por conta do sistema do CadÚnico que ficou fora do ar. Hoje, o serviço normalizou, mesmo assim, as pessoas estão enfrentando muitos problemas para serem atendidos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Tainara Fagundes Evangelista precisa cadastrar o NIS, Número de Identificação Social que dá acesso a diversos serviços sociais, mas não está conseguindo. Segundo os moradores, apenas 20 senhas são distribuídas, divididas entre o turno da manhã e da tarde. 

Cras Jardim Acácia
Tainara Fagundes | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“São dez senhas pela manhã. Então assim, a gente vem, fica arriscando, porque a gente não tem segurança nenhuma. Eu cheguei aqui por volta de 5h40 e eu não vou conseguir senha, porque eu já sou a 15, então, vou ter que pegar uma senha para ser atendida à tarde, então isso é um absurdo. A gente precisa ter um retorno”, explicou.

No momento em que a reportagem estava no local, ninguém da unidade havia chegado, pois segundo os moradores, a equipe só começa o atendimento às 8h. Entretanto, quem chegou por volta das 5h, já irá preencher as dez senhas disponíveis pela manhã. 

“Eles ainda não chegaram, porque só chega por volta de 8h para entregar a ficha, só que eu já vou ficar já para tarde, porque só são dez senhas”, acrescentou Tainara. 

Além de atender apenas 20 pessoas por dia, o Cras do Jardim Acácia tem ficado em muitos momentos com o sistema fora do ar. Tainara já passou pela situação em outras ocasiões e disse que a equipe da unidade encaminhou ela para o Cras que está localizado no Shopping Popular.

Cras Jardim Acácia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O entorno do Cras também precisa de limpeza e de maior segurança. As pessoas que estavam presentes na fila relataram bastante insegurança e risco de assaltos por conta do local ser deserto.

Buscando o recadastramento do NIS, Ilda Silva também não estava conseguindo o atendimento. Há duas semanas que ela tentava pelo período da manhã para efetuar o serviço. Hoje, ela conseguiu ocupar o oitavo lugar na fila.

“O sistema fica fora do ar e a tarde só dá a partir de 13h a senha, você tem que chegar aqui por volta de 11h da manhã. Hoje eu cheguei às 5h15, sou a oitava. Tem dezenas de pessoas assim aguardando, e não vão ser entendidas, nem à tarde, porque já tem mais de 20 para tarde”, observou.

Confirmando a situação, Jéssica Boaventura, de 22 anos, também estava tentando o recadastramento. Ela contou ao Acorda Cidade que chegou por volta das 5h40, mas também deve ficar de fora do atendimento.

Cras Jardim Acácia
Jéssica Boaventura | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Além disso, ela pontuou que há apenas um funcionário para coordenar o atendimento. 

O Cras Jardim Acácia deve cobrir a população dos bairros Areal, Brasília, Chácara São Cosme, Eucalipto, Irmã Dulce, Jardim Acácia, Jomafa, Lot. Papa João Paulo XXlll, Olhos D’água, Parque Tamandari, São João do Cazumbá, Serraria Brasil e Tomba l. 

O Acorda Cidade buscou um retorno com a equipe do Cras Jardim Acácia e aguarda retorno.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem contar que ficou um tempão sem funcionar pq tinham roubado os fios da internet. Moro na Brasília e preciso atualizar o CAD, pois constam informações erradas. Vou ter que sair de casa 4h pelo visto. Dia de quinta eles fazem reunião não sei do que a tarde e não atendem. Um verdadeiro descaso!

  2. Eu vejo a luta dos funcionários da Cidade Nova, eles compram água pra beber pq a prefeitura não manda, e detalhe, todo mês o salário só cai atrasado. Essa prefeitura é uma vergonha

  3. Convidem o ex prefeito para que ele faça uma visita e veja a situação que ele deixou. Porque deixou ? Porque a maioria dos secretários foram nomeados por indicação dele e nossa Feira se encontra nessa situação degradante. Não adianta posar de super herói nos discursos buscando votos porque ele e Colbert são a mesma coisa.
    16 anos de atraso !

    1. Eu nem queria tocar nesse assunto para não dizerem que tudo é política, mas vc tem razão! Tudo culpa de José Ronaldo

  4. Está um descaso total por parte da Prefeitura, e digo mais: o crass do Aviário só anda sem Internet, não tem papel higiênico nos banheiros e sem água para beber. Cadê os repasses do governo federal Sr Prefeito?

Mais Notícias

Expedito Eloy

Feira de Santana

Finanças municipais: números do 1⁰ quadrimestre vão ser apresentados à Câmara nesta quarta (29)

A audiência pública contará com a participação da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável por fazer a descrição dos resultados obtidos....

27/05/2024 às 12h57

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

Feira de Santana

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

De acordo com testemunhas, o motorista foi encaminhado para o HGCA. Até o momento não há mais informações sobre o...

27/05/2024 às 12h54

Edvaldo Lima

Feira de Santana

Servidores do Estado reclamam de revisão salarial parcelada e sem efeito retroativo

O vereador Edvaldo Lima foi procurado por profissionais da enfermagem, que pediram para relatar na Câmara a insatisfação.

27/05/2024 às 12h51

Professores Rede Municipal de Ensino

Educação

Professores da rede municipal cobram votação de projeto na Câmara que permite antecipação dos recursos do Fundef

A manifestação aconteceu em frente a TV Subaé, localizada na Avenida Presidente Dutra, na manhã desta segunda-feira (27).

27/05/2024 às 11h43

Segurança Rodoviária_ Foto Paulo José Acorda Cidade

Feira de Santana

Passageiros e funcionários voltam a relatar insegurança nos arredores do Terminal Rodoviário de Feira de Santana 

Segundo eles, com o índice de violência que envolve o terminal, muitos passageiros e clientes deixaram de frequentar o local....

27/05/2024 às 10h45

alagamentos em Feira de Santana

Está fazendo frio?

Há poucos dias para o inverno, temperaturas caem em Feira de Santana

Veja a previsão do tempo em Feira de Santana para os próximos dias, segundo o Climatempo

27/05/2024 às 06h54

image

Rádio acorda cidade