Agosto Lilás

Você saberia reconhecer um sinal silencioso usado por mulheres em situação de violência? Veja o vídeo

A Prefeitura de Serrinha realizou um experimento social que tem repercutido nas redes sociais da região. Veja o vídeo na matéria.

Prefeitura de Serrinha realiza experimento social sobre gesto de socorro
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um gesto simples pode salvar vidas, mas ele ainda é pouco conhecido. Para chamar atenção da população sobre a importância de reconhecer sinais silenciosos de pedido de socorro, a Prefeitura de Serrinha, realizou um experimento social que tem repercutido nas redes sociais. A iniciativa testou se as pessoas reconheceriam o “Signal for Help”, sinal criado pela Canadian Women’s Foundation para que mulheres em situação de violência possam pedir ajuda de forma discreta e segura.

No vídeo, uma mulher caminha ao lado de um homem (os dois são atores) por pontos movimentados da cidade. Em determinado momento, ela realiza o gesto: levanta a mão com a palma voltada para fora, dobra o polegar para dentro e, em seguida, fecha os outros dedos sobre ele — como se o “aprisionasse”. A Jovem ainda tenta olhar diretamente para as pessoas e tenta tocar nelas para chamar atenção.

Prefeitura de Serrinha realiza experimento social sobre gesto de socorro
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Entre as 15 pessoas abordadas, apenas 8 souberam identificar o sinal como um pedido de socorro. Veja o vídeo abaixo:

A ação da Prefeitura acontece no mês do Agosto Lilás, campanha dedicada ao combate a violência contra a mulher. Segundo dados divulgados pela prefeitura, o Ligue 180, canal nacional de atendimento a vítimas de violência contra a mulher, registrou um aumento de 42% nos atendimentos em 2024, com 63.330 ligações, um salto em relação às 44.594 feitas em 2023 no estado. As denúncias também cresceram: foram 9.090 neste ano, frente a 8.143 no ano passado, um aumento de 11,6%.

Os números reforçam a importância de ampliar o conhecimento sobre ferramentas de denúncia e de apoio às vítimas, inclusive, aquelas que não conseguem verbalizar o que estão passando.

Como agir ao ver o “Signal for Help”?

Ao presenciar o gesto, a orientação é agir com cautela. O ideal é tentar ajudar a vítima sem chamar a atenção do agressor, acionando imediatamente a polícia ou os canais de denúncia. Uma abordagem precipitada pode colocar a mulher em risco ainda maior, especialmente se o resgate não for possível naquele momento.

O gesto silencioso e rápido é pensado para alertar quem está a volta da vítima.

Onde denunciar?

Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo Ligue 180, serviço nacional, gratuito e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. As denúncias também podem ser feitas por WhatsApp, no número (61) 9610-0180. O serviço é sigiloso, acessível de qualquer lugar do Brasil e pode salvar vidas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.