zé neto e jose ronaldo
Foto: Acorda Cidade

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), rebateu a informação divulgada pelo deputado federal Zé Neto (PT) de que a gestão municipal não tem interesse em assumir a limpeza da Lagoa Grande. O gestor afirmou que tem interesse em assumir a área sob apenas uma condição: as obras estarem 100% concluídas.

A declaração do prefeito, feita durante a edição do programa Acorda Cidade desta quarta-feira (22), veio como uma resposta estratégica a um vídeo em que o deputado mostra lixeiras transbordando e lixo espalhado pelo local, alegando que a área já deveria estar sob os cuidados da gestão de Ronaldo.

Lixo acumulado e animais soltos; deputado Zé Neto diz que prefeitura não conseguiu assumir a manutenção do Parque da Lagoa
Foto: Reprodução

‘Não é falta de interesse”

O prefeito declarou que não é uma questão de assumir o espaço, e sim das circunstâncias para que isso ocorra. Segundo Ronaldo, em abril deste ano, representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão responsável por firmar o antigo contrato com a empresa de limpeza, informaram, durante uma reunião com integrantes do governo dele, que o contrato estava prestes a acabar e que o espaço deveria seguir sob os cuidados da prefeitura a partir de então.

José Ronaldo | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu respondi que o município poderia receber contanto que a obra estivesse 100% concluída. Nós não podemos receber algo que entendemos que não está concluído. Isso eu digo há anos, minha missa é de corpo presente. No final de abril, o secretário Carlos Brito emitiu à Conder uma correspondência solicitando informações a respeito do projeto da obra, o que falta ser feito, e não obtivemos resposta ou nenhum questionamento”, disse Ronaldo.

“Se a gente vai alugar uma casa para funcionar uma secretaria, o imóvel deve estar em perfeito estado de funcionamento. Há poucos dias, chegou um ofício dizendo que eles estavam se afastando de lá. Imediatamente, eu fiz um ofício diretamente ao presidente da Conder pedindo uma série de informações. Nós queremos que a lagoa não tenha mais esgotamento entrando nela. A vida inteira eu disse isso. Não se pode ter uma lagoa onde a água seja 100% poluída de esgoto”, complementou o prefeito.

Sem ruído

José Ronaldo aproveitou a oportunidade para dizer que está tentando solucionar a polêmica de uma forma mais pacífica. O prefeito disse que, com o ofício que enviou para o presidente da Conder em mão, ligou diretamente para Adolfo Loyola, secretário do governador, solicitando que o chefe do Palácio de Ondina entre em campo para resolver o impasse.

“Porque se eu receber faltando alguma coisa, daqui a seis meses vai ter gente fazendo vídeos para as redes sociais dizendo: ‘Nós entregamos uma maravilha e o município abandonou, o município desprezou, o município entregou às traças e tal’. Com toda sinceridade, nós não queremos nada contra ninguém”, disse.

“O que nós queremos é fazer uma boa parceria, uma boa sintonia, mas, para você fazer isso, é preciso que as coisas estejam todas arrumadas, tudo sacramentado, tudo em perfeito estado de uso, para que depois o município não esteja pagando por questões outras que não sejam culpa da gente”, concluiu o prefeito.

Leia também: Lixo acumulado e animais soltos; deputado Zé Neto diz que prefeitura não conseguiu assumir a manutenção do Parque da Lagoa

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram