
A Avenida Senhor dos Passos em Feira de Santana ganhou três pontos para embarque e desembarque de passageiros. O superintendente de Trânsito, Ricardo Cunha, explica que a medida visa melhorar o acesso ao local, tendo em vista principalmente o crescente uso de transportes por aplicativo.
“As pessoas pleiteavam que iam até o centro da cidade e não tinham onde fazer a parada. Existia um verdadeiro monopólio das vagas de estacionamento, onde algumas pessoas, principalmente as que são proprietários e funcionários de lojas, colocavam os carros no início do dia e só retiravam esses veículos da via após o crepúsculo”, disse.
Os pontos podem ser utilizados por qualquer condutor que passe pela via. Devido a alta demanda de pessoas e pouca disponibilidade de vagas para os veículos, estacionar ou apenas descer no local tornou-se tarefa complicada. Os pontos chegam como uma solução para equiparar o direito de acesso à Avenida que tem forte movimento comercial.
O superintendente pontuou também, em entrevista ao Acorda Cidade, que é necessário que os condutores entendam a diferença entre parada e estacionamento. Nos pontos de parada é proibido estacionar, eles são destinados apenas para embarque e desembarque, excluindo qualquer outro tipo de ação.
“O embarque ou desembarque não é determinado por tempo, é determinado por ação, é para embarcar e desembarcar passageiros, qualquer ação maior do que essa, se alguém desce para pegar alguma coisa no fundo ou coisa parecida, caracteriza-se estacionamento”.
A distinção é importante para evitar filas duplas. Equipes da Superintendência de Transportes já estão trabalhando no local fazendo a fiscalização, e a partir da próxima segunda-feira (8), irão começar as autuações para quem desobedecer as regras. Nesses casos, os veículos serão removidos até o pátio do órgão executivo de trânsito local.

Os três pontos foram instalados entre o Nordestino e o Santuário Senhor dos Passos, e já estão devidamente sinalizados por placas. A ideia da SMT é ampliar isso para outros locais do centro da cidade que são afetados pelo problema.
“Será estendido para todo o centro da cidade. Parece ser um serviço fácil, mas não é, a gente tem que fazer um planejamento bem prévio do que será feito. Quero fazer de três em três pontos, já para a gente não ter graves problemas com isso”, explicou.
Em breve a SMT pretende nominar os pontos de embarque e desembarque, como forma de facilitar a localização e a comunicação entre o condutor e o pedestre que aguarda o veículo.
“Vou estudar isso aí para ver se até semana que vem eu consigo identificar esses pontos, para que a gente tenha uma facilidade ainda maior na tratativa, principalmente nesse caso dos aplicativos. Volto a dizer, não foi uma ideia só para o aplicativo, mas que vai beneficiar principalmente o aplicativo. O aplicativo não vai ter mais aquela desculpa de não ter onde parar na cidade”.
A SMT também está chamando a atenção dos pedestres para que quando precisarem aguardar um veículo, solicitem a partir destes pontos autorizados à parada.

Ricardo Cunha contou também que a superintendência irá iniciar a Operação Giro no Comércio, entre o dia 10 de dezembro e 31 de janeiro, onde o efetivo será dobrado nas ruas do centro da cidade.
“A gente vai fazendo a modalidade escala eixo, todos os agentes que trabalham na SMT são escalados para o final de ano para que reforcem o policiamento nesses locais e daí a gente consiga fazer um final de ano bem ordeiro, a gente vai coibir as principais infrações que acabam atrapalhando o trânsito na cidade”. completou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.