Entrevista

Secretário responde reclamações sobre pavimentação de ruas de Feira de Santana

As principais reivindicações de moradores de diversos bairros são a falta de pavimentação das vias, limpeza, rede de esgoto, além de muitos buracos, entulhos e lama, principalmente quando chove no município.

Secretário responde reclamações sobre pavimentação de ruas de Feira de Santana Secretário responde reclamações sobre pavimentação de ruas de Feira de Santana Secretário responde reclamações sobre pavimentação de ruas de Feira de Santana Secretário responde reclamações sobre pavimentação de ruas de Feira de Santana

Laiane Cruz

Diversas imagens mostrando as condições precárias de ruas e estradas de Feira de Santana têm chegado diariamente à redação do Acorda Cidade. As principais reivindicações de moradores de diversos bairros são a falta de pavimentação das vias, limpeza, rede de esgoto, além de muitos buracos, entulhos e lama, principalmente quando chove no município. Por isso, o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, foi convidado a participar da Sala do Povo nesta sexta-feira (4), para falar sobre esses problemas.

Leia também: Más condições de ruas e estradas de Feira de Santana revoltam internautas

Acorda Cidade- Secretário, o que observamos é que o trabalho de pavimentação e manutenção das ruas de Feira de Santana ainda está tímido. Por quê?

José Pinheiro– A timidez é em virtude do período chuvoso, que nós passamos. Então, nós retomamos essas obras ontem, principalmente a parte de recuperação de ruas, de manutenção das vias principais, patrolamento das estradas vicinais, de algumas ruas da periferia, por que as chuvas terminaram na semana passada, e nós não podíamos fazer nada.

Acorda Cidade- Sobre a estrada da Terra Dura, constantemente estão chegando aqui reclamações do distrito. O pessoal diz que não tem manutenção.

José Pinheiro– Eu não concordo. Há 15 dias eu mandei uma máquina para dar uma melhorada, porque é um corredor de tráfego importante. Quando chegamos em determinado ponto, algumas pessoas prenderam a máquina e esvaziaram os pneus. Eu tive que tirar de lá, através de seguranças, e mandamos para a região de Humildes. O que as pessoas estão querendo é a pavimentação da estrada. Elas devem discutir com o prefeito, porque é um montante alto, para ver a melhor maneira possível, e não prendendo as máquinas da prefeitura.

Acorda Cidade- E o encascalhamento de Tiquaruçú, Jacú, Candeia Grossa e Alecrim Miúdo?

José Pinheiro- Em Tiquaruçu nós começamos antes da chuva. Hoje eu estou com uma máquina fazenda Mantiba, Candeal I e II, e aí a sequência vai continuando até chegar nestes locais.

Acorda Cidade- A estrada da Matinha foi asfaltada, mas precisa passar a máquina nos corredores também.

José Pinheiro– Tem alguns corredores que não tivemos condições de fazer em virtude das chuvas, porque não adiantava eu passar a máquina e não resolver o problema. De agora em diante, com essa programação, terminou os corredores principais a gente entra nos secundários.

Acorda Cidade- Secretário o senhor tem dificuldade de equipamentos? A prefeitura está com essa deficiência?

José Pinheiro- Não só equipamentos, mas também quem manuseie. Eu estou preparando alguns operadores, que é um trabalho de paciência. E nós já fizemos uns quatro desde quando estamos na prefeitura, e estamos treinando mais dois agora, e é preciso ter habilidade pra essa coisa. Suficiente para mim hoje seria ter de 10 a 12 máquinas, a patrol, pois a retro e a pá carregadeira nós temos suficiente. Nós temos seis patrols, mas máquina dessa natureza você trabalha sempre com 80%, que de seis dá quatro. Duas sempre ficam encostadas, em manutenção e revisão. Não é o suficiente para o município, mas dá para se manter. Estamos fazendo a frota.

Acorda Cidade- E com relação à pavimentação e ao esgotamento sanitário de algumas ruas do bairro SIM?

José Pinheiro- A área de esgotamento sanitário não é de responsabilidade da prefeitura. Nós estamos sempre cobrando da Embasa. A região a que pertence a Bacia Pojuca não existe nenhum projeto, as pessoas que moram naquela região podem usar a fossa asséptica enquanto não vem essa rede. Com relação à pavimentação, nós fizemos já a maioria das ruas e está na nossa programação fazer o restante do bairro. O que nós não podemos fazer é 100% de imediato. Para você ter uma ideia, nós temos 240 obras em andamento. Nós cortamos três empresas agora porque ganharam a licitação e não estão achando mão de obra para poder tocar as obras na velocidade que nós queremos. E as demais que estão aí, vamos ter dificuldade para contratar, porque nós não temos mão de obra qualificada.

Acorda Cidade- A entrada do Subaé está uma tragédia. A Rua Excelsior, ao lado da Imperial Veículos, também?

José Pinheiro– Essa daí está com uma programação de recuperação, porque nós tivemos dois de sol só.

Acorda Cidade- O ouvinte reclama que a estrada da Candeia Grossa está mais furada que tábua de pirulito, carro quebra toda hora.

José Pinheiro- Há quinze dias nós fizemos toda a região. Fizemos da Matinha ao Jacú, de Jacú a Candeia Grossa, Candeia Grossa ao Alecrim Miúdo. Possa ter que já tenha buraco porque já teve chuva, e a manutenção é necessária.

Acorda Cidade- A limpeza dos córregos da cidade, principalmente Panorama, Parque Ipê e Avenida Canal.

José Pinheiro- Nós já fizemos vários, e continuamos a fazer. Nós estamos limpando o do Feira VI e vamos dar a sequência. Se faz a limpeza de um canal desse, com duas semanas tem que voltar porque botaram sofá, pneu, então a manutenção é complicada.

Acorda Cidade- A Rua Comendador Gomes é um dos exemplos de ruas que foram pavimentadas e em pouco tempo apareceram buracos. Por que isso acontece? Falta de manutenção ou qualidade do material?

José Pinheiro- O material é excepcional. O que houve ali foram cortes no calçamento. Houve uma necessidade de a Embasa botar esgotamento, teve um problema de instalação de água ali e a Comendador Gomes no trecho próximo ao G Barbosa sofreu muito. Então isso aí nós estamos atentos, e vamos fazer a recuperação dessa rua.

Acorda Cidade- Nós recebemos também reclamações sobre a Rua Nilo Peçanha, no Tomba, e a Presidente Café Filho, no SIM.

José Pinheiro- A Nilo Peçanha está se fazendo uma drenagem, porque ali o pessoal usa a rede de drenagem como esgotamento sanitário. O esgotamento a Embasa está terminando ali naquela região para interligar, e a drenagem da Nilo Peçanha para podermos pavimentar ela.

Acorda Cidade- Com relação à Quintas do Sol, no Alto do Papagaio, e Unaí, no Tomba?

José Pinheiro– Para o Alto do Papagaio, nós estamos mandando uma máquina ainda essa semana pra lá porque ali tem vários condomínios. Todo o Alto do Papagaio, nós estamos com uma programação porque são lugares mais populosos. E onde tem uma contração maior, nós estamos mandando primeiro.

Acorda Cidade- E no centro da cidade, tem um pedacinho da Kalilândia que não foi feito. Por quê?

José Pinheiro- Isso já está autorizado pelo prefeito. Hoje por exemplo estamos recapeando a rua Jazida, na região da Brasília, vamos recapear várias ruas como a Barão do Cotegipe e vamos continuar trabalhando também na periferia.