
Exemplo de força e foco, aos 79 anos, o senhor Edson Renê chama a atenção pela capacidade física. Entre os vários exercícios que pratica regularmente na academia, há um específico em que ele se destaca e já chegou a realizar por um tempo de 1h1mim: a prancha.
Há cerca de 10 anos, seu Renê deixou o pilates, em que fazia 8 minutos de prancha. Até alcançar o longo tempo no exercício, chegando a mais de uma hora, ele passou por um longo processo de preparação e persistência.
“Dois anos para cá, comecei a me motivar. Fiz 33 minutos, tremia muito, mas continuei. Hoje, especificamente, por incrível que pareça, eu já fiz 45 minutos sendo filmado. Fiz 1 hora e 1 minuto, e na realidade hoje não tremo mais”, relatou seu Edson Renê em entrevista ao Acorda Cidade.

Nascido em 1946, hoje com 79 anos, uma barriga durinha e um físico exemplar, ele conta que não imaginava alcançar um tempo tão longo na prancha. Ele destaca ainda os benefícios do exercício para a saúde corporal e mental.
“Você começa uma coisa, você pode alcançar o que você quer em seis meses, pode alcançar em dez anos, depende da sua dedicação. Hoje o meu carro-chefe é a prancha”, disse.
O estudante de Educação Física e estagiário na academia que seu Renê frequenta, Henrique Cruz, tem 20 anos e acompanha a rotina de exercícios do idoso, quem ele considera uma inspiração.

“Me espelho nele. Mesmo na terceira idade, sempre busca aumentar os pesos, sempre se superando. Eu espero chegar aos 79 anos fazendo o mesmo que ele faz. Não sei se eu vou conseguir, mas tentar chegar perto sempre”, disse Henrique.
Além da constância, a alimentação balanceada na hora certa e exercícios de respiração diários são apontados como benefícios que contribuem para a resistência e o sucesso de Edson Renê na academia. “O que você come é o que você faz. Atualmente eu faço em casa diariamente uns ritos, às 6h30 da manhã já me alimentei, às 11h já almocei e às 19h já jantei”, contou.
Prancha
A prancha é um exercício físico voltado para o fortalecimento de músculos do core (área central do corpo), como o abdômen, glúteos, pélvis e lombar.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o educador físico Jailton Menezes revelou alguns dos benefícios da prancha, como a melhora do condicionamento físico para atividades de corrida e alto impacto. Para ele, seu Renê é um exemplo a ser seguido, principalmente para os mais jovens.

“É raro ver. Ele tem um vigor físico muito grande e muita gente recebe como um incentivo. Hoje, se você coloca os jovens para fazer prancha, eles não querem, vão ter dificuldade por conta da posição e do tempo de execução do exercício”, explicou Jailton Menezes.
A prancha é considerada ainda uma aliada contra sarcopenia (perda progressiva de massa e força muscular, que ocorre principalmente com o envelhecimento), fortalecendo os músculos da região abdominal e das costas.
Planos para o futuro
Para seu Edson Renê, o tempo de 1h e 1mim fazendo prancha deve ser o recorde nacional. Não há um registro oficial específico no Guinness World Records (autoridade global em quebras de recordes) para a faixa etária de 79 anos.

Oficialmente, de acordo com o Guinness World, “o recorde de maior tempo em posição de prancha abdominal (masculino) é de 9 horas, 38 minutos e 47 segundos, alcançado por Josef Šálek em Pilsen, República Tcheca, em 20 de maio de 2023”, quando ele tinha 53 anos.
Edson Renê é natural de Wagner, na Bahia, mora em Feira de Santana há 55 anos e já se considera feirense. Ele pretende aumentar e quebrar o próprio recorde no futuro, realizando o exercício por 2 horas.
Foco, disciplina, respiração correta e persistência. Essas são dicas importantes deixadas pelo Edson Renê para quem pretende realizar a prancha ou qualquer outra atividade física.

“Sem disciplina nada funciona. Tudo na vida é sempre procurar os meios e ter bom senso”, reforçou Edson Renê.
Veja o vídeo:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.