Feira de Santana

Centro de Zoonoses realizou castração de 1.750 animais este ano

Animais cadastrados pela APA foram castrados nesta etapa.

Centro de Zoonoses realizou castração de 1.750 animais este ano Centro de Zoonoses realizou castração de 1.750 animais este ano Centro de Zoonoses realizou castração de 1.750 animais este ano Centro de Zoonoses realizou castração de 1.750 animais este ano
Foto: Secom
Foto: Secom

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Prefeitura de Feira de Santana, realizou 1.750 castrações de cães e gatos de janeiro até meados de outubro deste ano. Nesta etapa, foram castrados apenas os animais cadastrados na APA (Associação Protetora dos Animais).

Segundo a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, a castração, além de um método contraceptivo, é uma maneira de evitar um problema de saúde pública.

“Os animais se reproduzem de maneira rápida em um curto período, e a castração é a maneira mais eficaz para manter o controle populacional dos cães e gatos”, explica a coordenadora, que também é médica veterinária.

Durante o procedimento nos machos os testículos são retirados e nas fêmeas é feita uma ovariohisterectomia, que é a remoção dos ovários e útero. Os animais que passaram pela cirurgia devem ser levados por seus responsáveis à sede do órgão no prazo de dez dias para a retirada dos pontos. 

Os donos devem fazer a troca do curativo, oferecer alimentação adequada e administrar os medicamentos regularmente neste período.

No momento o mutirão está encerrado, mas ainda há previsão de ampliar o serviço para os animais domésticos, sendo beneficiados os pets que obedeçam aos critérios estabelecidos pelo CCZ. Em breve o cadastro dos cães e gatos será anunciado pelo órgão. 

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram