
Nesta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou o Projeto de Lei Nº 026. Os objetivos desse projeto são organizar o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana, criar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e o Fundo de Proteção, Emergência e Defesa Civil.
De acordo com José Antônio do Rosário, coordenador da Defesa Civil, o projeto também prevê a organização da Defesa Civil juntamente com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.
“Antes a Defesa Civil estava, de certa forma, à disposição de duas secretarias e atendendo numa terceira secretaria. Com essa nova lei, a gente centraliza e organiza a partir da Secretaria de Prevenção à Violência.”
Além disso, o coordenador confirmou que as atividades do órgão continuarão seguindo a mesma dinâmica, mas que haverá um amparo legal para as ações de resposta e questões preventivas da Defesa Civil do município.

Sobre a nova lei
José também chamou atenção para a mudança de comando do órgão. Anteriormente, a Defesa Civil estava entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Governo. Com esse projeto de lei, o órgão passa a ser atrelado à Secretaria de Prevenção à Violência do município.
O coordenador também acredita que a lei organizará o sistema, bem como traz a possibilidade de novos atendimentos e recursos. Quanto às atividades durante o final do ano, José declarou que as dinâmicas seguem as mesmas.
Assim como lembrou que, apesar da visão de que a Defesa Civil atue apenas em períodos chuvosos. O coordenador chamou atenção para as outras atividades do órgão, como em estiagens e outros acontecimentos em Feira de Santana.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.