Na manhã desta terça-feira (9) durante a reinauguração da unidade de Saúde Joaquim Pondé Filho, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União) comentou sobre a antecipação dos precatórios do Fundef, recurso que vem sendo cobrado por servidores municipais da área de educação. Segundo o gestor, o prazo para instituições bancárias interessadas na compra dos precatórios se cadastrarem será reaberto.
Na última segunda-feira (8) professores municipais realizaram uma manifestação em frente ao Paço Municipal cobrando providências a respeito do pagamento dos precatórios.
Ao Acorda Cidade, o prefeito José Ronaldo informou que não teve conhecimento sobre a manifestação, no entanto, segundo ele, as providências possíveis estão sendo tomadas para que a antecipação seja possível.
“Estou tomando conhecimento dessa manifestação agora. Mas sobre os precatórios tem realmente muitos professores que estão desejando isso, e nós também. Mas nós não podemos ser contra a lei.”
Ainda segundo José Ronaldo, nesta segunda (8), uma instituição bancária demonstrou interesse na ação e por isso o processo de inscrições para os bancos interessados, que terminou no dia 25 de agosto, será reaberto.
“Ontem houve contato de uma instituição bancária interessada a respeito do assunto, assim sendo, eu mandei republicar. Essa publicação por lei é obrigado a ser por 30 dias, então vai ser publicado no Diário Oficial que circula amanhã, quarta-feira (10) para ver se aparece alguma instituição interessada em comprar o precatório. Aparecendo, nós vamos analisar o que é que estão oferecendo para isso”
O prefeito reafirmou que o processo para cadastro já foi aberto outras vezes, mas nenhuma instituição demonstrou interesse.
“A previsão era desses precatórios serem liberados no ano de 2026. Para antecipar, alguma instituição bancária tem de comprar. Já foi publicado duas vezes no Diário Oficial, com ampla divulgação, e não apareceu ninguém para comprar”, pontuou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Ouça a entrevista com o prefeito:
Leia também:
Em manifestação, professores da rede municipal de Feira de Santana cobram pagamento de precatórios
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.