Assim como os mundos de beleza, estilo e entretenimento, a gastronomia também é cada vez mais influenciada pelas redes sociais. Um simples vídeo no TikTok ou no Instagram de receita de bolo pode viralizar e ditar as tendências do setor com uma velocidade jamais vista.
O poder das redes de influenciar os hábitos alimentares e culinários das pessoas se dá pela velocidade do conteúdo. Em poucos segundos, é oferecida uma grande quantidade de estímulos, tanto visuais quanto sonoros, que fascina quem os recebe.
Aliada a modelos cada vez mais criativos, com o objetivo de cativar os usuários, a agilidade das redes impulsiona tendências gastronômicas que antes demoravam anos para se popularizar. Em poucos segundos, consumidores passam a ter novos desejos e hábitos alimentares.
Isso é facilmente percebido no dia a dia: um restaurante pouco conhecido é descoberto por um criador de conteúdo e rapidamente se torna o mais visitado do bairro; ou uma receita regional passa a ser feita por todo mundo depois que um vídeo sobre o prato viraliza.
De abordagens culinárias a ingredientes, de restaurantes a receitas de bolo ou saladas, todos os aspectos da gastronomia são influenciados pelas redes. Isso justamente porque a culinária é uma questão cultural que acompanha as transformações sociais.
Influência em casa
As redes têm a capacidade de disseminar receitas mundo afora e transformar qualquer usuário em chef, seja produzindo conteúdo sobre um prato ou testando em casa.
Neste contexto, influenciadores e influenciados acabam sempre buscando novas opções culinárias. O primeiro grupo, para compartilhar; o segundo, para variar o cardápio e descobrir novas tendências em poucos segundos.
É um conteúdo que, ao contrário dos livros das avós, que continham receitas de bolo escritas à mão com um passo a passo extenso, entrega de forma ágil aquilo que parece ser o prato mais saboroso do mundo ou o ingrediente mais versátil para se ter na cozinha. Isso conquista porque oferece tudo que o usuário está buscando, sem burocracia.
Quem não quer descobrir como fazer um café da manhã nutritivo e bonito para tirar fotos em poucos segundos? Ou saber a receita daquela massa que leva apenas 20 minutos no forno?
Globalização da gastronomia
E, se as redes sociais têm moldado a forma de comer, consequentemente, têm causado mudanças também na percepção que as pessoas têm dos alimentos.
A partir do momento em que um usuário descobre um prato de outro continente, ele é impactado direta ou indiretamente pela história daquele outro lugar. Isso porque conhecer ingredientes e alimentos de outros países e povos é se aproximar um pouco das tradições e dos hábitos culturais deles.
Tal aproximação tem tudo a ver com a globalização e pode, inclusive, tornar as pessoas mais curiosas e tolerantes com as diferenças.
Ao mesmo tempo, conteúdos que tratam certos alimentos como vilões ou milagrosos são perigosos. Aquilo que é tido como ruim pode, na verdade, não ser tão prejudicial, enquanto o que é “bom” talvez não tenha tantos nutrientes.
Por isso, as tendências gastronômicas que se tornam nutricionais devem sempre ser checadas com profissionais reais. Além de saber os benefícios e malefícios de um ingrediente, os nutricionistas podem indicar a quantidade certa de consumo de cada um deles.
Impacto no mercado gastronômico
Se as redes são tão poderosas para entregar receitas caseiras de bolo e cafés para o mundo todo, elas também podem movimentar o mercado e resultar em lucro. Seja pela produção dos próprios estabelecimentos ou por visitantes influenciadores, restaurantes, cafés, lanchonetes e bares se tornaram, ao longo dos últimos anos, protagonistas de conteúdos.
Pequenos negócios entraram na onda para divulgar de forma simples e bem atrativa seus serviços. Vídeos de pratos e drinks bonitos encantam milhares de pessoas, que se tornam ou passam a querer se tornar clientes.
Isso impacta não só no faturamento da empresa, como também no modo de fazer. A cada dia, os pratos ficam mais bonitos visualmente, e a demanda por novos funcionários voltados para a comunicação cresce.
Se antes era preciso apenas ter boas receitas de sobremesas, drinks originais e porções generosas para atrair consumidores, hoje também é necessário divulgar isso em poucos segundos para vender um conceito de tendência.
Assim, a gastronomia tanto comercial quanto caseira se transforma todos os dias pela influência das redes. O que antes era nichado se torna popular, e todo mundo pode conhecer sabores tradicionais que conectam cultura e história.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram