
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), a operação Valquíria, com o objetivo de reprimir crimes previstos na Lei nº 13.260/2016, conhecida como Lei Antiterrorismo.
As investigações tiveram início após o envio de mensagens eletrônicas contendo ameaças e apologia ao nazismo direcionadas a universidades federais, incluindo uma instituição localizada na região oeste da Bahia. Os e-mails foram enviados por contas criadas exclusivamente para essa finalidade, acessadas por meio de VPN (rede privada virtual), com o intuito de dificultar a identificação do autor.
Por meio de diligências e análise de registros de conexão à internet, os investigadores identificaram o principal suspeito, que possui antecedentes relacionados a ameaças cibernéticas e mantém em sua posse simulacros de armas e objetos com símbolos extremistas.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte – MG, expedidos pelo Juízo da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras – BA.
As investigações prosseguem para completa elucidação dos fatos e responsabilização do suspeito, que poderá ser condenado a penas superiores a doze anos de reclusão.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.