Feira de Santana

Em manifestação, professores da rede municipal de Feira de Santana cobram pagamento de precatórios

Os professores cobram que a prefeitura disponibilize a listagem para dar andamento no processo de pagamento dos precatórios.

Leitura: 6 Minutos
Professores municipais realizam manifestação para cobrar pagamento dos precatórios
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em Feira de Santana, professores da rede municipal realizaram na manhã desta segunda-feira (8) uma manifestação reivindicando o pagamento dos precatórios federais vinculados ao antigo Fundef, recurso que historicamente complementa o financiamento da educação básica.

Entre 25 de junho e 25 de agosto, foi aberto o período de credenciamento para instituições bancárias interessadas em participar do processo de antecipação dos precatórios, no entanto a prefeitura comunicou no dia 29 de agosto que não houve interessados.

Segundo a professora Francisca da Silva Oliveira, a classe, com auxílio de um advogado, está caminhando para resolver a questão das instituições bancárias. A manifestação foi realizada para cobrar a listagem dos funcionários que de acordo com Francisca não foi disponibilizada pela prefeitura. 

“A posição do município até agora é que não irá fornecer a nossa listagem. É uma listagem que consta tempo de serviço do funcionário e a situação funcional, e está sendo negado isso. Segundo o prefeito, não houve banco que se pronunciasse. Então, o nosso coordenador, o nosso advogado, tentou por outros meios e está conseguindo. O que está faltando é essa listagem ser entregue para que a gente possa galgar a nossa vitória”, disse ao Acorda Cidade.

Professores municipais realizam manifestação para cobrar pagamento dos precatórios
Francisca da Silva – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A professora acrescenta que com a ação, a classe espera poder dialogar com o prefeito para mostrar as dificuldades enfrentadas pelos servidores com a demora do pagamento.

“Não será uma forma de pressionar, é uma forma de dialogar, mostrar os nossos direitos, mostrar a necessidade que nós temos realmente de receber o que é de direito. Nós temos pessoas aqui doentes, nós temos pessoas que já foram embora, aguardando esse momento”

Francisca ressalta que o pagamento do recurso significa um respiro financeiro para os beneficiados organizarem suas vidas.

“Aqui são professores que trabalharam anos luzes. A grande maioria aqui já está aposentado, já passaram dos 60 e são pessoas concisas, conscientes do que querem. O professor municipal, o salário está abaixo do abaixo. Então, quando chega o final do mês, o professor está cheio de dívidas, é empréstimo em todos os bancos”.

A servidora Guanaíra Sales também estava na manifestação. Ela está contando com o recebimento dos precatórios para realizar exames que fazem parte do tratamento ao câncer.

Professores municipais realizam manifestação para cobrar pagamento dos precatórios
Guanaíra Sales – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu descobri a enfermidade em novembro. Um Pet Scan, é um exame que vê o corpo todo, custa 7 mil reais. A liberação desse recurso seria muito importante, minha esperança era que esse dinheiro saísse para minhas despesas. Eu me desloco daqui para Salvador, porque foi onde eu encontrei a melhor equipe para me tratar. Eu quero para me tratar, eu não quero por vaidade. Tenho 73 anos, será que eu não tenho direito a viver mais uns dias!?”, relatou emocionada ao Acorda Cidade”

Presente na ação, o vereador José Carneiro (União Brasil), representante do Governo Municipal na Câmara, informou reconhecer os esforços e direitos dos professores.

“Eu estou aqui solidário aos professores, que eu conheço de perto a luta dessas senhoras e desses senhores, que têm direito a esse precatório, e infelizmente ainda não conseguiram receber. Todo mundo é testemunha da minha voz lá na Câmara, sempre na defesa do pagamento dos precatórios, não seria agora, pelo fato de ser líder do governo, que iria me furtar a continuar defendendo essa tese”, afirmou.

Professores municipais realizam manifestação para cobrar pagamento dos precatórios
José Carneiro, vereador – Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

José Carneiro afirmou também confiar na gestão municipal e ter atuado como intermediário na luta pelos direitos cobrados pelos servidores da educação.

“Eu acredito e confio no prefeito, na palavra dele, que inclusive intermediado por mim, antes da eleição, fez uma reunião com todos os professores, nos reunimos, ele assegurou que faria de tudo e até acredito que fez alguma coisa, mesmo porque os trâmites legais já foram cumpridos. Agora, está faltando alguma coisa para se concluir, e essa alguma coisa nós vamos cobrar”

A intenção da manifestação, segundo ele, é dialogar com o prefeito sobre as pendências que estão impedindo o processo de caminhar.

“Eu acho que o prefeito é uma pessoa de diálogo, eu conheço demais o Zé Ronaldo, tenho uma ligação muito forte, politicamente falando. E claro que se precisar do meu intermédio para junto a Zé Ronaldo levar uma comissão, não tenho dúvida que eu estou pronto”, pontuou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também: Prefeitura de Feira diz que não houve instituições bancárias interessadas na antecipação de precatórios do Fundef

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.