INSS da Queimadinha

INSS realiza mutirão de perícias e avaliação social em Feira de Santana; agendamento já está aberto para revisão do BPC

A reavaliação biopsicossocial será realizada no INSS, localizado no bairro Queimadinha. O serviço será agendado com antecedência.

INSS
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Visando reduzir a fila de atendimentos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Feira de Santana vai realizar um mutirão de perícias médicas e avaliação social no final do mês, nos dias 30 e 31 de agosto. A reavaliação biopsicossocial será realizada no INSS, localizado no bairro Queimadinha, das 7h às 17h. O serviço será agendado com antecedência.

A ação faz parte de uma iniciativa do governo federal com o objetivo de realizar a verificação periódica para garantir que o benefício continue sendo pago às pessoas que têm direito.

Como participar do mutirão?

As vagas já foram abertas para avaliação social de quem se encaixa no requerimento de revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo Fernando Nunes, gerente executivo do INSS de Feira, serão em média 300 por dia, nos dois dias de mutirão.

O atendimento será feito por meio do agendamento. Todas as vagas serão preenchidas antes do dia do mutirão, por isso, os interessados devem entrar no aplicativo “Meu INSS” para pedir o reagendamento ou no canal 135. 

“Primeiramente, procurar nos canais remotos. A gente não está fazendo esse atendimento nas agências. Pode ligar para o 135, buscar informações sobre o possível reagendamento de sua perícia para o dia do mutirão. A gente não vai entrar em contato, as pessoas precisam reagendar.”

meu inss
Foto: INSS/Divulgação

Até a próxima segunda-feira (18), o restante das vagas estará aberto para o público em geral poder fazer o agendamento.

“As pessoas que estão com revisão do BPC pendente de realização de perícia, essas já podem de imediato pedir o agendamento da sua reavaliação, que já tem vaga aberta por mutirão. As demais pessoas, ou seja, aquelas que vão requerer benefício por incapacidade, aqueles que vão requerer inicialmente o benefício BPC, essas a partir do fim de semana, no mais tardar segunda-feira, é que as vagas serão disponibilizadas para poder remarcar para o mutirão”, explicou.

Vale reforçar que, nos dias do mutirão, pessoas que não estejam agendadas não serão atendidas.

Fernando Nunes, gerente executivo do INSS Feira de Santana
Fernando Nunes, gerente executivo do INSS de Feira de Santana | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O atendimento no mutirão vai ser todo agendado. A gente não vai fazer nenhum tipo de atendimento que não seja agendado. As pessoas devem solicitar o serviço pelos canais remotos, vai pedir o reagendamento, sua perícia médica, a pessoa que tem uma perícia marcada lá para outubro, novembro, e caso queira participar do mutirão, precisa sempre estar entrando no aplicativo, porque assim que forem disponibilizadas as vagas para o público em geral, vai aparecer a vaga lá no aplicativo, aí basta escolher a vaga e agendar.”

Ao Acorda Cidade, o gerente também destacou que a ação busca atender à alta demanda reprimida. Quem está dando entrada por agora, por exemplo, só consegue o serviço para outubro ou novembro. O mutirão vem justamente para diminuir esse tempo de espera de centenas de segurados que aguardam uma resposta sobre seus benefícios.

Fernando Nunes também explicou que dificilmente a fila será reduzida, levando em consideração que a demanda de solicitações é sempre crescente. Em muitos dos casos, são pessoas que trabalharam, contribuíram e agora solicitam a perícia médica para adquirir um dos benefícios do INSS por incapacidade laborativa.

“A gente faz um mutirão desse, dá uma enxugada na quantidade de benefícios represados, mas posteriormente vai aparecendo mais e a nossa intenção aqui na nossa região de Feira de Santana é fazer esse mutirão pelo menos uma vez por mês. Já fez no mês passado, vai fazer agora em agosto e possivelmente em setembro a gente vai fazer outro mutirão também”, confirmou ao Acorda Cidade. 

No último dia 7 de agosto, o Ministério da Previdência anunciou 37 novos peritos do INSS para cidades baianas, mas Feira de Santana não entrou nesta lista. Segundo Fernando, as perícias realizadas no mutirão devem ser feitas por peritos das agências da cidade e alguns de Salvador. 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

BPC para pessoas com deficiência terá reavaliação periódica; veja quem precisa fazer

Ministério da Previdência anuncia 37 novos peritos do INSS para a Bahia; confira as cidades

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.