Roberta Costa

 

Exatamente um mês após o pleito eleitoral que elegeu o ex-prefeito José Ronaldo (DEM) com  66,04%, o atual prefeito Tarcízio Pimenta que saiu derrotado com apenas 6,10% dos votos, ficando na última posição, atrás do deputado estadual Neto (PT), com 18,65% e do candidato Jhonatas Monteiro (PSOL), com 9,21% – concedeu sua primeira entrevista ao programa Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (7).
 
Ele afirmou que ninguém é culpado pela sua derrota.  “O eleitor decidiu, a eleição aconteceu. José Ronaldo teve uma vitória expressiva e marcante. Não cabe ficar me lamentando, o povo é soberano”.
 
Tarcízio vai retornar as atividades como médico e também voltará a lecionar na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), após entregar o cargo no dia 31 de dezembro.
 
“Voltarei ao meu trabalho, vou estudar. Não dependo mais do eleitor, dependi quando me candidatei para vereador, deputado estadual e prefeito. Para retornar minhas atividades profissionais, não”.
 
Culpa – O atual prefeito não culpou ninguém pela sua derrota nas urnas. “Não estou aqui para criticar nem culpar ninguém. Se existe algum culpado, sou eu. Assumo a culpa por inteiro. Agradeço a todos que colaboraram com a administração, que acreditam no serviço público”.
 
Tarcízio classificou o resultado nas urnas, como “um golpe, uma pancada”. Mas, pontuou que o município teve uma eleição limpa em que prevaleceu a vontade do eleitor. 
 
“Os erros e equívocos estão todos sobre os meus ombros. Os acertos eu compartilho com quem quis ajudar a administração”.
 
Futuro – Bastante evasivo quando o repórter do Acorda Cidade, Ed Santos, o perguntou sobre seu futuro político, Pimenta disse que essa será uma decisão tomada com a família e “com os poucos amigos que, com certeza, me restaram. Mas, não estou colocando como prioridade. Não sei nem se continuarei filiado a partido político”.
 
Ele acrescentou que não possui apego ao cargo de prefeito. “Pretendo transferir o governo e voltar para o meu trabalho. Temos que estar preparados para tudo, todas as situações e tocarmos a nossa vida”.
 
PDT – Mesmo afirmando que pode se desfiliar do partido, Tarcízio Pimenta se considera satisfeito no PDT. “O PDT é um partido sério, correto. Sempre tive o apoio do presidente estadual Alexandre Brust e do presidente nacional Carlos Lupi, que sempre me apoiaram e me acolheram. Quando eu digo que não sei se continuarei filiado é porque agora quero ter liberdade para exercer minha atividade profissional, sem amarras políticas”.
 
Governo estadual – Sobre o seu relacionamento com o governador Jaques Wagner (PT) e com o deputado estadual Zé Neto (PT), Tarcízio disse que não há “arranhões”. “Sei que eles continuarão lutando para trazer melhorias para Feira de Santana”.
 
Transição – O Secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves, o Secretário de Administração Jairo Carneiro , e os contadores Jairo Caruso e Joaquim Galvão, estão confirmados na Comissão de Transição, que será anunciada no dia 1º de dezembro.
 
José Ronaldo – O atual prefeito parabenizou o prefeito eleito pela grande vitória expressiva que conseguiu em Feira de Santana.
 
“Desejo que ele faça um bom trabalho. Ele tem que fazer a gestão que o povo deseja, trazer progresso e desenvolvimento para nossa cidade. Jamais vou torcer para Feira dar errado. Ele foi escolhido pelo povo e pela comunidade, cabe a nós torcer para que ele faça a gestão que o povo deseja”.