Eleições

Justiça Eleitoral determina cassação de vereadores em Macaúbas e Muquém de São Francisco

As decisões foram tomadas pelo TSE na última sexta-feira (19).

23/08/2022 às 07h00, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação de cinco vereadores do município de Muquém de São Francisco, região oeste da Bahia, por fraude à cota de gênero nas candidaturas femininas.

A ação, teve como relator na Corte o ministro Mauro Campell Marques e tem 14 páginas. A decisão foi tomada na última sexta-feira (19), mas ainda cabe recurso.

A deliberação, que partiu de um agravo interno interposto pelo Partido Liberal (PL), atinge a cinco edis de um mesmo partido, o PSB: Ailson Selis, Nando, Robson de Céu, Nitin de Javi e Nice de Santa Bárbara. Além deles, outros quatro vereadores de outros partidos foram eleitos, na ocasião.

Isso porquê, conforme a ação, “cinge-se a controvérsia a saber se ficou configurada fraude devido ao emprego de candidatura fictícia de Cristiane Gomes de Santana [Cristiane], Iranete do Nascimento Oliveira [Netinha] e Adriana Pereira da Silva [Adriana] para atender à lista de candidatos ao cargo de vereador pelo partido”.

Essas três, no pleito de 2020, não receberam nenhum voto. “É preciso rememorar que a fraude em debate ocorre quando se verifica, indene de dúvidas, que as candidaturas femininas “[…] visavam apenas o preenchimento formal de cotas de gênero”, mediante “[…] esquema para simular a efetividade da candidatura […]”, pontua outro trecho da decisão.

Alguns fatos acerca das candidaturas laranja chamaram a atenção no processo: com exceção das três, todos os demais candidatos receberam kits de campanha em evento realizado pelo partido. Ademais, apesar de a campanha ter sido realizada durante a pandemia, as candidatas recorridas não promoveram suas candidaturas em postagens na internet.

Além disso, uma delas, Adriana Pereira da Silva é reincidente na mesma prática. “A partir dos elementos reconhecidos pela Corte regional, verifica-se a existência de votação zerada das candidatas, a prestação de contas sem movimentação financeira, a ausência de exibição do material de propaganda eleitoral e de comprovação dos atos de campanha realizados pelas candidatas, bem como o apoio a outras candidaturas”, atesta outra parte da ação.

Neste caso, ainda, há declarações de testemunhas que afirmaram que as três, mesmo sendo candidatas, não teriam pedido votos a elas.

Diante disso, o ministro Mauro Campbell Marques decidiu pela nulidade de todos os votos recebidos pelos membros do PSB que participaram das eleições de 2020 em Muquém de São Francisco, além de declarar a inelegibilidade de Cristiane Gomes de Santana, Iranete do Nascimento Oliveira e Adriana Pereira da Silva.

A medida de cassação atinge os legisladores Ricardo Azevedo Longa, Rosenilto Defensor Santana, Marcelo Antônio Nogueira e Jurandi de Souza Amaral. O ministro ainda determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, além de declarar a inelegibilidade de José Carlos Bonfim, presidente municipal do DEM de Macaúbas, e das candidatas Atalita Silva Sutério, Margarida dos Santos Nogueira e Maria Alves de Oliveira pela participação no ilícito, nos termos do art. 22, XIV, da LC nº 64/1990.

“Ante o exposto, reconsidero a decisão agravada, com base no § 9º do art. 36 do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, bem como dou provimento ao agravo e ao recurso especial, para julgar procedentes os pedidos formulados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)”, sentenciou Marques. O TSE reformou a sentença do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que havia absolvido os vereadores e seguiu a decisão da Justiça Eleitoral de Macaúbas proferida pelo juiz Flávio Ferrari.

Com informações dos sites BNews e Achei Sudoeste

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

Feira de Santana

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

A data foi lembrada pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), filho da terra, que ressaltou a importância tanto da localidade como...

08/05/2024 às 15h28

Bruno Reis afirma que não haverá reajuste do transporte, cita crise do sistema metropolitano e lamenta falta de subsídio do governo federal

Bahia

Bruno Reis afirma que não haverá reajuste do transporte, cita crise do sistema metropolitano e lamenta falta de subsídio do governo federal

O prefeito Bruno Reis afirmou nesta quarta-feira (8) que não haverá reajuste do transporte público de Salvador em 2024, mesmo...

08/05/2024 às 15h02

Presidente Lula

Brasil

Lula deve anunciar investimentos bilionários para prevenção de desastres nesta quarta (8)

Obras são para contenção de encostas, além de coleta e escoamento de água das chuvas; RS receberá R$ 152 milhões...

08/05/2024 às 09h16

ACM Neto critica governo pelo novo aumento do ferry: ‘Pagar mais caro por um serviço que não funciona bem’

Bahia

ACM Neto critica governo pelo novo aumento do ferry: ‘Pagar mais caro por um serviço que não funciona bem’

Com a nova tarifa, o valor de passageiros sem carro passará a custar R$ 6,60 em dias de semana e...

08/05/2024 às 09h07

Zé Neto

Política

Zé Neto e Presidente da CAR entregam 200 novas barracas padronizadas para comerciantes da Feira do Tomba

A iniciativa visa contribuir para requalificação do entreposto comercial, proporcionando melhores condições de trabalho aos comerciantes.

07/05/2024 às 13h33

Pablo Roberto diz que audiência sobre programa Bahia pela Paz foi ‘importante’ para segurança no estado

Política

Pablo Roberto diz que audiência sobre programa Bahia pela Paz foi ‘importante’ para segurança no estado

O debate foi proposto pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT) e contou com as participações de secretários estaduais.

07/05/2024 às 13h28

image

Rádio acorda cidade