Política

Com votações apertadas, TJ-BA elege Mesa Diretora para biênio 2020-2022

A votação, que teve resultados apertados, foi realizada em sessão plenária na manhã desta quarta-feira (4), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia.

04/12/2019 às 16h44, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Após eleger o desembargador Lourival Trindade para assumir a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pelos próximos dois anos, os desembargadores da Corte concluíram a votação para os demais cargos da Mesa Diretora. A votação, que teve resultados apertados, foi realizada em sessão plenária na manhã desta quarta-feira (4), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia. A contagem dos votos confirmou a eleição do desembargador Carlos Roberto (30 votos) como 1º vice-presidente, Augusto Lima Bispo (33 votos) como 2º vice-presidente, José Alfredo Cerqueira (28 votos) como corregedor-geral de Justiça e Osvaldo Bomfim (26) como corregedor das comarcas do interior. A posse será após o recesso do Poder Judiciário, no dia 4 de fevereiro, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

Votação

A escolha da Mesa Diretora foi disputada voto a voto, e não foram apontados favoritos. Assim como para presidente, a eleição da primeira vice também não consagrou um vencedor em primeiro turno. Inicialmente, o desembargador Carlos Roberto recebeu 24 votos, Heloísa Graddi, 20, Gardênia Pereira Duarte, 10, e Nágila Brito, apenas um. Os mais votados, então, seguiram para o segundo turno com a eleição de Carlos Roberto. O mesmo aconteceu com a vaga de corregedor-geral. Neste caso, porém, houve uma dúvida se caberia ou não segundo turno e foi feita uma consulta ao regimento. Com 24 votos, a desembargadora Nágila preferiu desistir da disputa.

Operação faroeste

Neste ano, a eleição ocorreu em meio à Operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal (PF) com autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em meados de novembro. Os desembargadores José Olegário Monção Caldas, Maria da Graça Osório Pimentel Leal, Maria do Socorro Barreto Santiago e o presidente Gesivaldo Britto foram afastados de seus cargos por suspeita de envolvimento em um esquema criminoso de venda de sentenças e tráfico de influência. Com isso, Olegário e Maria da Graça, que eram candidatos à Presidência, deixaram a disputa. Na última semana, Maria do Socorro, presidente da Corte na gestão anterior, teve ainda sua prisão preventiva decretada por manter contato com funcionários do tribunal baiano, descumprindo a decisão judicial. As informações são do Bahia Notícias. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Câmara de Deputados

Economia

Lei isenta de Imposto de Renda quem ganha dois salários mínimos; veja as faixas de tributação

A Lei 14.848, de 2024, é oriunda do PL 81/2024, aprovado com relatório de Randolfe Rodrigues (sem partido-AP)

02/05/2024 às 12h09

Congresso Nacional

Política

Líder do governo, Randolfe pede reunião a Rodrigo Pacheco para 'acalmar' relação

Nesta semana, presidente do Senado recusou almoço para discutir relação com o governo Lula. Randolfe tenta retomar diálogo, em 'temperatura'...

02/05/2024 às 11h51

Governador Jerônimo Rodrigues

Bahia

“Em pleno ano de 2024, morrer de verminose é inadmissível”, reforçou o governador durante anúncio do Programa Cisternas para o seminário baiano

Parceria do Governo do Estado com o Ministério de Desenvolvimento Social, programa tem aporte de R$40 milhões.

01/05/2024 às 11h34

Jerônimo confirma exoneração de José Antônio Maia e nomeia novo secretário de Administração Penitenciária

Política

Jerônimo confirma exoneração de José Antônio Maia e nomeia novo secretário de Administração Penitenciária

Segundo as informações, o pedido de José Antônio é de ordem pessoal e a intenção dele é retomar o comando...

01/05/2024 às 10h20

Advogado Antônio Fabrício, agora ministro do TST, foi nomeado pelo presidente Lula

Política

Lula escolhe advogado Antônio Fabrício para vaga de ministro do TST

Antônio Fabrício é ligado ao grupo Prerrogativas, um coletivo de Direito ligado à defesa dos direitos humanos e da democracia....

01/05/2024 às 10h15

Pablo Roberto

Projeto de Lei

Pablo Roberto propõe projeto para reconhecer portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência

O deputado Pablo Roberto mencionou ainda a importância do tratamento “como parte fundamental para evitar a progressão da doença”.

30/04/2024 às 18h38

image

Rádio acorda cidade