vai para o início: Alt+i vai para o conteúdo: Alt+c vai para o menu: Alt+m vai para o fim: Alt+f Acessibilidade Brasil Acessibilidade Brasil
Dilton Coutinho
@acordacidade no Twitter
Em protesto
Ouvir Programa
terça, 29 de julho de 2014
Hora certa:
Editoriais
Colunistas
Links
RSS
28/07/2014 17:12

Eleições 2014

Acorda Cidade sorteia ordem de entrevistas com candidatos ao governo da Bahia

Reprodução

Foto: Reprodução

Orisa Gomes

De 11 a 16 de agosto, o programa Acorda Cidade realizará uma série de entrevistas com candidatos ao governo da Bahia. A ordem de participações foi sorteada em reunião entre o âncora do programa, Dilton Coutinho, e representantes dos seis candidatos ao Palácio de Ondina, nesta segunda-feira (28).

De acordo com o sorteio, ficou definido que a primeira entrevista será concedida pela candidata Renata Mallet (PSTU), no dia 11 de agosto, e, na sequência: Marcos Mendes (PSOL), dia 12; Rui Costa (PT), dia 13; Lídice da Mata (PSB); dia 14, Paulo Souto (DEM), dia 15 de agosto, e Da Luz (PRTB), dia 16 de agosto.

Os candidatos foram representados, ...

Continue lendo »

28/07/2014 12:36

Eleições 2014

Eleitores que pediram transferência podem pegar título a partir de hoje

Arquivo/Agência Brasil

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Acorda Cidade

Agência Brasil - A partir de hoje (28), os eleitores que pediram inscrição ou transferência podem ir buscar o título de eleitor no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. O prazo final para que a Justiça Eleitoral estivesse com essa documentação pronta para entrega também terminou ontem (27).

Desde domingo, também estão disponíveis para consulta nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs) os nomes das pessoas que comporão as Juntas Eleitorais. Esse órgão colegiado provisório é constituído por dois ou quatro cidadãos e um juiz de direito, que o ...

Continue lendo »

28/07/2014 12:29

Eleições 2014

171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Acorda Cidade

Agência Brasil - No dia 5 de outubro, mais de 141 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger os governadores de seus estados. De acordo com o TSE, 171 candidatos vão concorrer a 27 vagas de governador – com uma concorrência de 6,3 candidatos por vaga.

Nas eleições deste ano, cinco cargos estão em disputa. Além de governador, o eleitor brasileiro poderá eleger presidente, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal).

De acordo com a Justiça Eleitoral, dos 171 candidatos ao governo dos estados, 42 (24,5% do total) tem entre 50 e 54 anos e 79,5% (136) ...

Continue lendo »

28/07/2014 09:26

Política

Computadores do Planalto editaram Wikipédia para elogiar Dilma e atacar Serra

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Computadores do Palácio do Planalto, em Brasília, foram usados para editar páginas do Wikipédia - enciclopédia colaborativa da internet - para fazer elogios à presidente Dilma Rousseff e seu ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que atualmente é candidato do PT ao governo de São Paulo.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o site registra todos os endereços de IP que entram na página e fazem algum tipo de alteração. Após investigação, a reportagem do jornal cruzou os dados e descobriu que os endereços localizados estavam registrados em nome do Serviço Federal de Processamento de Dados ...

Continue lendo »

27/07/2014 17:57

Política

Programas dos candidatos são superficiais, criticam cientistas políticos

Acorda Cidade

Agência Brasil - Ao registrarem as candidaturas, os concorrentes aos cargos de governador e presidente da República protocolaram, na Justiça Eleitoral, seus programas de governo. Originalmente, os documentos deveriam servir para detalhar diretrizes e metas. No entanto, cientistas políticos consultados pela Agência Brasil criticam a superficialidade dos programas, que não passam de mera formalidade e não significam necessariamente compromissos futuros.

Para o cientista político Otaciano Nogueira, os programas apresentados no registro das candidaturas são inúteis e não fariam falta se não fossem exigidos pela Justiça Eleitoral. “São ...

Continue lendo »

26/07/2014 10:26

Política

Aécio Neves defende redução da maioridade penal para crimes hediondos

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Agência Brasil - O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, defendeu nesta sexta-feira (25) a redução da maioridade penal para crimes hediondos, ao visitar a comunidade de Vigário Geral, na zona norte do Rio de Janeiro, onde assistiu a apresentações de dança e música na sede da ONG Afro Reggae e conversou com moradores.

Segundo Aécio Neves, a redução da maioridade penal para crimes hediondos “pode sinalizar um caminho para a diminuição da impunidade. Estamos falando de casos gravíssimos, crimes hediondos significam 1% do total de jovens que cometem algum delito. Mas essa ...

Continue lendo »

25/07/2014 14:27

Política

TCM reconsidera e aprova contas das fundações Hospitalar e Egberto Costa

Acorda Cidade  (Arquivo) | Ex-prefeito Tarcízio Pimenta entrou com pedido de reconsideração no TCM

Foto: Acorda Cidade (Arquivo) | Ex-prefeito Tarcízio Pimenta entrou com pedido de reconsideração no TCM

Acorda Cidade

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou as contas da Fundação Hospitalar de Feira de Santana e da Fundação Cultural Egberto Costa, referentes ao exercício 2012. A decisão foi anunciada após análise de pedido de reconsideração das duas entidades.

A aprovação das contas das duas autarquias municipais devem servir de parâmetro para análise do pedido de reconsideração feito ao TCM, quanto à rejeição das contas do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, também referente ao exercício 2012. O processo já tem parecer favorável do Ministério ...

Continue lendo »

24/07/2014 19:35

Bahia

Morre prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim

Divulgação

Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), morreu na noite desta quinta-feira (24). Segundo informações, ela estava internada no Hospital Aliança e faleceu na unidade. O vice-prefeito da cidade, Evandro Almeida (PP), deve assumir o comando do município.

Segundo informações do PT, a prefeita sofria de anemia falciforme e passou mal durante a semana, morrendo na noite de hoje - de acordo com o hospital, ela sofreu uma embolia pulmonar e faleceu por volta das 17h30 de hoje. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

No último dia 17, ela participou com outros prefeitos e com o governador Jaques Wagner da ...

Continue lendo »

24/07/2014 07:57

Eleições 2014

Ibope mostra Geddel com 34%, Otto 17% e Eliana 5% na disputa ao Senado

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24) aponta que ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) tem 34% das intenções de votos para o Senado. Na sequencia, o vice-governador Otto Alencar (PSD) aparece com 17%. A jurista Eliana Calmon (PSB) tem 5%.

O candidato Hamilton Assis (PSOL) tem 1%. Idalba Marins (PEN) também conta com 1%. Os indecisos ou que não responderam somam 23% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 19%.

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Geddel Vieira Lima (PMDB) – 34%
Otto Alencar (PSD): 17%

Continue lendo »

23/07/2014 19:49

Eleições 2014

Ibope mostra Paulo Souto com 42%, Lídice com 11% e Rui Costa com 8%

Reprodução/TV Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

Acorda Cidade

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (23) mostra Paulo Souto (DEM) com 42% das intenções de voto para governador do estado da Bahia. Em seguida, aparecem Lídice da Mata (PSB) com 11%, Rui Costa (PT) com 8%, Da Luz (PRTB) com 2%, e Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Paulo Souto (DEM): 42%
Lídice da Mata (PSB): 11%
Rui Costa (PT): 8%
Da Luz (PRTB): 2%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Renata Mallet (PSTU): 1%
Brancos e ...

Continue lendo »