vai para o início: Alt+i vai para o conteúdo: Alt+c vai para o menu: Alt+m vai para o fim: Alt+f Acessibilidade Brasil Acessibilidade Brasil
Dilton Coutinho
@acordacidade no Twitter
Avô faz desafio do balde com bebê de 10 meses e enfurece pai da criança http://t.co/h6FXWw7TPe
Ouvir Programa
segunda, 01 de setembro de 2014
Hora certa:
Editoriais
Colunistas
Links
RSS
01/09/2014 08:33

Eleições 2014

Desinteresse por horário eleitoral é o 2º maior da história

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

instituto de pesquisa Datafolha anunciou neste domingo que a maioria dos brasileiros, praticamente metade (46%), declarou ter “nenhum interesse” pelos programas eleitorais gratuitos transmitidos pela televisão. A taxa atual só é menor do que a anunciada nas eleições de 1998, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disputava a reeleição, e chegou a 51%.

De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 28 e 29 de agosto, os eleitores que disseram ter interesse somam apenas 20%. Os pouco interessados são 33%.

O horário eleitoral é um dos palcos principais dos candidatos, sendo foco de grandes gastos das ...

Continue lendo »

30/08/2014 06:10

Eleições 2014

Datafolha mostra Dilma e Marina empatadas com 34%; Aécio tem 15%

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada na sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.


Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo ...

Continue lendo »

29/08/2014 08:01

Eleições 2014

Candidatos ao governo da Bahia se confrontam em primeiro debate na TV

 Betto Jr/Correio

Foto: Betto Jr/Correio

Acorda Cidade

A Band Bahia recebeu na noite de quinta-feira (28) os candidatos ao governo do Estado da Bahia para um debate eleitoral. Compareceram ao encontro Marcos Mendes (PSOL), Rui Costa (PT), Lídice da Mata (PSB), Paulo Souto (DEM) e Rogerio da Luz (PRTB).

Após as perguntas do primeiro bloco, quando todos os políticos responderam a uma pergunta sobre a segurança pública na Bahia, o clima se acirrou nas rodadas subsequentes, com as perguntas diretas e comentários entre os concorrentes.

Rogério da Luz (PRTB) votou a questionar Paulo Souto (DEM), que lidera as pesquisas eleitorais, sobre a questão de segurança, dizendo que seu opositor já governou o ...

Continue lendo »

28/08/2014 15:46

Televisão

William Bonner fala sobre entrevistas com presidenciáveis

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

A forma impactante como William Bonner conduziu as entrevistas com os candidatos à presidência da República repercutiu em todo o país nos últimos dias. Na rede, muitos questionaram uma suposta postura ofensiva do âncora do Jornal Nacional e nesta quinta-feira (28) ele resolveu comentar o assunto de uma forma subliminar.

Pelo Twitter, o apresentador agradeceu aos presidenciáveis pela aceitação em serem questionados sobre assuntos "polêmicos e desconfortáveis", afirmando que todos demonstraram compreender a "necessidade de as entrevistas serem como ...

Continue lendo »

28/08/2014 15:07

Eleições 2014

Posição social e renda já foram critérios para que brasileiro pudesse votar

Acorda Cidade

Agência Brasil - No próximo dia 5 de outubro, brasileiros escolherão presidente da República, governadores, senadores e deputados em eleições diretas. Poderão votar todos aqueles que tenham título de eleitor, documento emitido para brasileiros a partir dos 16 anos. Mas nem sempre o voto foi um direito universal no país. Quando o Brasil era colônia de Portugal e, posteriormente, um império independente, votava quem atendia a critérios de posição social e renda. O direito de eleger representantes também não podia ser exercido por mulheres até 1932, e, por analfabetos, por mais tempo ainda, até a promulgação ...

Continue lendo »

28/08/2014 09:56

Eleições 2014

Após entrevista no JN, Pastor Everaldo afirma: 'Teve pum, mas silencioso e sem cheiro'

Reprodução

Foto: Reprodução

Após entrevista no JN, Pastor Everaldo afirma: Teve pum. Mas silencioso e sem cheiro

Acorda Cidade

Após a entrevista do Pastor Everaldo (PSC) ao Jornal Nacional no último dia 19, uma montagem começou a circular na internet onde o presidenciável aparece soltando um pum durante o programa. Sobre o vídeo, o Pastor Everaldo afirmou ao terra Magazine que as brincadeiras fazem parte do jogo político.

Ele ainda disse que não ficou ofendido e revelou o que houve durante a entrevista. “Claro que não. A gente entra na campanha e acaba virando alvo das brincadeiras mesmo. Faz parte do jogo. Mas vou te confessar um segredo: teve pum, mas foi silencioso e sem cheiro”, brincou o pastor. As informações são do iBahia.

28/08/2014 09:34

Eleições 2014

Última pesquisa para disputa ao Senado aponta Geddel com 35%, Otto 17% e Eliana 4%

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27), pelo Ibope, aponta 35% das intenções de voto ao Senado para o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). Logo depois, aparece Otto Alencar (PSB) com 17%, Eliana Calmon (PSB) com 4% e Hamilton Assis (PSOL) 1%.

Ainda de acordo com a pesquisa, os indecisos somam 21% e os que declararam votos nulos ou brancos são de 20%. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto com 1.0008 eleitores em 59 município do estado. A margem de erro fica entre três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Confira os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada:
Geddel Vieira Lima (PMDB) – 35%

Continue lendo »

27/08/2014 12:51

Eleições 2014

Ibope mostra Paulo Souto com 44%, Rui Costa com 15% e Lídice com 9%

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

A segunda pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (27) mostra Paulo Souto (DEM) com 44% das intenções de voto para governador do estado da Bahia. Em seguida, aparecem Rui Costa (PT) com 15%, Lídice da Mata (PSB) com 9%, e Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. O candidato Marcos Mendes (PSOL) não pontuou. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Paulo Souto (DEM): 44%
Rui Costa (PT): 15%
Lídice da Mata (PSB): 9%

Continue lendo »

27/08/2014 12:05

Eleições 2014

PT fala em risco de derrota após queda de Dilma em pesquisa

Ricardo Matsukawa / Terra

Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Acorda Cidade

O resultado da última pesquisa Ibope - que demonstrou queda na intenção de voto à presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e uma possível derrota no segundo turno em um confronto com Marina Silva (PSB) – deixou a cúpula do PT preocupada, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. Pela primeira vez, o partido conversa sobre risco de derrota na eleição presidencial deste ano.

Este cenário era visto como improvável antes de Marina Silva entrar na disputa. A campanha de Dilma esperava apenas que o candidato do PSDB, Aécio Neves, caísse nas pesquisas, mas os levantamentos indicam que ...

Continue lendo »

27/08/2014 10:17

Eleições 2014

Ataques marcam primeiro debate entre presidenciáveis na TV

Felipe Redondo/Band

Foto: Felipe Redondo/Band

Acorda Cidade

O intenso confronto entre os candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto marcou o primeiro debate entre presidenciáveis da Band, nesta terça-feira. O encontro aconteceu horas depois da divulgação do levantamento feito pelo Ibope, que mostrou uma pequena queda de Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) isolada em segundo, à frente de Aécio Neves (PSDB). Talvez por influência do resultado, a candidata do PSB foi atacada pelos dois rivais diretos.

Pelas regras do debate, um mesmo candidato poderia responder até duas perguntas por bloco. Com isso, Dilma, Marina e Aécio foram os que mais falaram e acabaram se enfrentando ...

Continue lendo »