vai para o início: Alt+i vai para o conteúdo: Alt+c vai para o menu: Alt+m vai para o fim: Alt+f Acessibilidade Brasil Acessibilidade Brasil
Dilton Coutinho
@acordacidade no Twitter
Apenas 30% dos candidatos são mulheres http://t.co/IhgA9sglzG
Ouvir Programa
quarta, 23 de julho de 2014
Hora certa:
Editoriais
Colunistas
Links
RSS
21/07/2014 16:44

Política

Quase 25 mil candidatos disputarão as eleições de outubro

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Agência Brasil - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou hoje (21) no sistema de registro de candidaturas das eleições os nomes de todas as pessoas que pediram registro para concorrer ao pleito. De acordo com o levantamento, 24,9 mil candidatos devem disputar vagas de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República. O número inclui suplentes de senador e vices aos governos estaduais e à Presidência da República.

Segundo informações do DivulgaCand, sistema do TSE que centraliza as candidaturas, o número maior de candidatos é para o cargo de deputado estadual (16,2 mil). Para deputado federal, são 6,7 ...

Continue lendo »

21/07/2014 11:05

Política

Ministério Público contesta 1,8 mil candidaturas em 25 estados e DF

Reprodução / Ilustrativa

Foto: Reprodução / Ilustrativa

Acorda Cidade

O Ministério Público Federal (MPF) contestou 1.850 candidaturas às eleições deste ano até a última sexta-feira (18). Foram analisados 20 mil pedidos de registro de candidatos até o momento, de todas as unidades federativas do país, menos São Paulo, que ainda vai ter os dados analisados pelo MPF. As ações de impugnação apontaram irregularidades que podem impedir as candidaturas após julgamento da Justiça Eleitoral.

O número parcial foi obtido a partir dos dados enviados por 26 Procuradorias Regionais Eleitorais. O Tribunal Regional Eleitoral paulista, no entanto, ainda não fechou a conta porque ...

Continue lendo »

19/07/2014 16:52

Eleições 2014

Pesquisa mostra Dilma com 31,6%, Aécio com 21,1% e Campos com 7,2%

Acorda Cidade

Agência Brasil - Pesquisa encomendada pela revista IstoÉ ao Instituto Sensus mostra ligeira queda na intenção de voto dos três principais candidatos à presidência da República. O levantamento, feito entre os dias 12 e 15, em 136 cidades de 14 Estados, mostra que, na consulta estimulada, a intenção de voto em Dilma Rousseff (PT) caiu para 31,6% dos votos. Na pesquisa anterior, a presidenta tinha 32,2%.

Aécio Neves (PSDB) caiu de 21,5% para 21,1% e Eduardo Campos (PSB) passou de 7,5% para 7,2% nas intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é 2,2%. A vantagem de Dilma aparece nas respostas espontâneas. Quando ...

Continue lendo »

18/07/2014 15:23

Política

Mandato de deputado estadual de Capitão Tadeu (PSB) é extinto

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

O mandato de deputado estadual do Capitão Tadeu (PSB) foi extinto em decisão tomada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial do Estado. Os votos aproveitados pelo parlamentar, mas que foram obtidos por Wank Medrado (PSL) originalmente, foram invalidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado diz que esperava julgamento do caso pela Mesa Diretora, após o recesso. O presidente da Casa, Marcelo Nilo, informou ao G1, no início desta semana, que a situação seria avaliada no dia 5 de agosto.

A Assembleia explica, no entanto, que o deputado Yulo Oiticica (PT), relator do processo e 1° vice-presidente, ...

Continue lendo »

18/07/2014 07:59

Política

Dilma tem 36%, Aécio, 20%, e Campos, 8%, diz pesquisa Datafolha

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Pesquisa Datafolha divulgada ontem (17) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Aécio Neves (PSDB), com 20%, e Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos últimos dias 1º e 2, Dilma tinha 38%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 9%.


Somados, os adversários de Dilma acumulam 36%, mesmo percentual da presidente, que tenta a reeleição. Um candidato vence a eleição no primeiro turno se consegue mais votos que a soma de todos os rivais.

A pesquisa é a primeira realizada após o início oficial da campanha eleitoral, no último dia ...

Continue lendo »

16/07/2014 14:47

Política

Onze candidatos à Presidência disputam a preferência de 141 milhões de eleitores

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Acorda Cidade - No dia 5 de outubro, 141,8 milhões de eleitores irão às urnas no primeiro turno do pleito geral para a escolha de deputados estaduais, federais, senadores, governadores e do presidente da República. A estimativa é que 24 mil candidatos concorram a todas as vagas em disputa.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve crescimento de 4,43% no número de eleitores aptos a votar em outubro. Nas eleições gerais de 2010, 135,8 milhões de cidadãos foram às urnas. O balanço final com o número do eleitorado e das candidaturas deve ser divulgado no dia 21 de julho.

Uma das novidades para o pleito deste ano ...

Continue lendo »

16/07/2014 10:49

Eleições 2014

PRE impugna 30 pedidos de registros de candidaturas; dentre eles o de Tarcízio Pimenta

Arquivo/Acorda Cidade

Foto: Arquivo/Acorda Cidade

Acorda Cidade

Do último domingo até a noite de ontem, 15 de julho, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs, no total, 30 ações de impugnação de registro de candidatura no estado, sete referentes a candidatos a deputados federais e 23 a deputados estaduais. Só foram alvos de ações de impugnação na Bahia os candidatos às eleições 2014 que se enquadravam na Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010). Foram analisados 982 pedidos de registro de candidatura para cargos eletivos majoritários (senador, governador e vice) e proporcionais (deputados federal e estadual).

De acordo com a assessoria de ...

Continue lendo »

16/07/2014 07:01

Eleições 2014

Ministério Público contesta 613 candidaturas às eleições de outubro

Divulgação

Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Agência Brasil - O número de candidaturas às eleições de outubro impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) subiu para 613, em 20 estados. De acordo com novo balanço parcial divulgado ontem (15) pelo órgão, 289 delas foram rejeitadas com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça. O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final.


Após o fim do prazo para registro na Justiça Eleitoral, no dia 5 de julho, as procuradorias eleitorais tiveram cinco dias para impugnar as candidaturas que apresentam irregularidades. ...

Continue lendo »

14/07/2014 08:08

Copa 2014

Dilma recebe vaias no Maracanã ao entregar taça à Alemanha

Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Acorda Cidade

A presidente Dilma Rousseff foi hostilizada por parte dos torcedores que lotaram o estádio do Maracanã, no Rio, nos momentos em que apareceu no telão durante a final da Copa do Mundo no domingo (13). Quando entregou a taça à seleção da Alemanha, Dilma foi vaiada e alguns torcedores repetiram os xingamentos que ela havia recebido na partida de abertura da Copa, no dia 12 de junho, em São Paulo. Os xingamentos e vaias duraram cerca de 30 segundos e foram abafados em meio à comemoração da torcida alemã.

Os xingamentos no Maracanã foram em escala muito menor que os recebidos por Dilma na Arena Corinthians, na abertura do Mundial. ...

Continue lendo »

09/07/2014 16:09

Política

Lista com candidatos registrados na Justiça Eleitoral será divulgada amanhã

Reprodução

Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Agência Brasil - A apenas um dia da divulgação da lista de candidatos registrados pela Justiça Eleitoral a pedido dos partidos que definiram nomes para disputar as eleições de outubro, três estados continuam com números em branco no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conhecido como Divulga 2014, no qual as informações sobre o pleito estão sendo concentradas. Goiás não tem o número de governadores que devem participar da corrida eleitoral. No caso de São Paulo e do Paraná, apenas alguns dos dados enviados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) foram alimentados.

Depois que o TSE divulgar esse primeiro ...

Continue lendo »