Enem

Veja dicas para estudar na reta final para a prova do Enem

O aluno deve ficar atento e lembrar que o estilo da prova do Enem é diferente da prova de outros vestibulares.

12/10/2011 às 07h36, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. Na primeira etapa da prova, serão realizados os testes de física, biologia, química, geografia e história. no dia 23, segunda etapa, acontecem as provas de matemática, português e redação. Para a realização de uma boa prova é necessário que aluno esteja preparado, além de controlar a ansiedade e o tempo.

O aluno deve ficar atento e lembrar que o estilo da prova do Enem é diferente da prova de outros vestibulares. É o que alerta a professora de Redação e Língua Portuguesa do Colégio Super Star, em Feira de Santana, Júlia Barreto. “A prova trabalha em suma com diversas competências e habilidades, porque ela tem uma perspectiva inclusiva do aluno das escolas públicas”, analisa.  

Segundo a professora, uma das dicas mais importantes, é o aluno fazer questões de Enem anteriores. “Isso é extremamente necessário para que o aluno conheça o estilo da prova.”

Outro quesito indispensável, segundo Júlia Barreto é a leitura de atualidades. De acordo com ela, tem alguns assuntos que em geral são sugeridos aos alunos, por ter grandes chances de serem cobrados na prova.

“Temas relacionados com questões ambientais, ao universo do jovem, energia nuclear e bullying. O massacre na escola de Realengo, por exemplo, é um assunto que pode ser cobrado”, afirmou. Fazer resumos sobre temas que foram estudados é outra dica da professora Júlia Barreto. Ele destaca que cada aluno deve desenvolver o seu próprio método de estudo. “Através do resumo, o aluno vai absorver melhor os assuntos que poderão ser relembrados mais tarde.”
 

Por onde começar a resolver as questões do Enem?

De acordo com a professora Júlia, decidir por onde começar depende muito da habilidade de cada aluno, mas ela deixa a dica. “Inicialmente é importante que o aluno faça as questões que ele tem mais facilidade. Primeiro porque nessas disciplinas ele vai conseguir responder de forma mais rápida e vai garantir uma determinada porcentagem da prova. Se ele tiver facilidade com o tema da redação, é bom escrever logo também.”
 

Como controlar o tempo?

Controlar o tempo para responder todas as questões da prova, muitas vezes não é uma tarefa das mais fáceis para os alunos, e o nervosismo e a ansiedade podem atrapalhar. “Essa questão de controlar o tempo tem que ser feita previamente. O aluno não pode definir isso na hora da prova. Está aí a importância de o aluno responder questões de Enem anteriores, desse modo ele controla o tempo em casa.”
 

Ela alertou que o aluno deve pensar no tempo que é destinado para se fazer a prova e descontar o tempo que irá gastar passando as questões para o gabarito. “Não são 4 horas e meia de prova. Ele precisa responder em 3 horas e 40 minutos”, lembrou.
 

a ansiedade e o nervosismo precisam ser controlados no momento da prova, pois de acordo com Júlia Barreto, o controle emocional é decisivo no momento da resolução da prova. “Se o aluno estudou e se preparou para esse momento, ele vai ter que saber que aquele momento é definitivo.”

Leia também: Enem: Professora dá dicas para o desenvolvimento de uma boa redação

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade