Feira de Santana

Delegada do Conselho Nacional de Odontologia diz que setor passa por crise ética

Os principais temas abordados na jornada são o atendimento com qualidade ao paciente e como sanar a dor dos pacientes.

25/10/2016 às 11h16, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

A delegada do Conselho Nacional de Odontologia em Feira, Claudia Silveira, diz que o setor está passando por uma crise ética e reclama também que o trabalho tem sido feito por pessoas de forma clandestina. Esse e outros assuntos estão sendo tratados na I Jornada Interinstitucional de Odontologia de Feira de Santana, que prossegue até a tarde desta terça-feira (25), Dia do Odontólogo.

O evento, cujo tema é 'Construindo o Sorriso', é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, no auditório do órgão, em parceria com a faculdade Unef e com apoio do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO). Os principais temas abordados na jornada são o atendimento com qualidade ao paciente e como sanar a dor dos pacientes.

“A Odontologia passa por uma fase brilhante no sentido das inovações, tecnológicas, e uma fase terrível no seu aspecto ético. O conselho tem tido muito trabalho no combate à proliferação dos práticos (pessoas sem qualificação) instalando aparelhos ortodônticos em cada esquina da cidade, clínicas que estão abrindo no centro da cidade fazendo publicidades ilícitas. Além disso, as redes sociais estão ajudando e prejudicando ao mesmo tempo, e aqueles profissionais que não estão cumprindo o código de ética postam propagandas ilícitas e na mesma hora tiram”, informou Claudia Silveira.

Ela alerta ainda que muitas clínicas clandestinas estão sendo abertas no centro da cidade e nos bairros, e que o atendimento muitas vezes é feito por profissionais auxiliares.

“O paciente só pode ser atendido por um profissional habilitado. Só um cirurgião dentista pode instalar um aparelho ortodôntico. Nós estamos agora em prol da classe, precisando mais de respeito e de ética. Não permita que um profissional de nível médio, auxiliar, instale um aparelho ortodôntico em sua boca, porque não é legal isso e pode provocar problemas”, ressaltou a delegada do conselho. 

O chefe da divisão de Odontologia da Secretaria de Saúde, Arilson Pereira, diz que o objetivo da Jornada é fazer uma atuação mais ativa de odontologia em Feira de Santana. “São temas importantes, que são discutidos diariamente com nossos pacientes, e isso só faz fortalecer a odontologia na cidade. Por ser um evento realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Unef e apoio do CRO, isso estabelece discussões importantes para que todos tenham esse crescimento interpessoal”, afirmou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade