Feira de Santana

Centro Pop tem nova estrutura para atender a população

O equipamento, que atende em média 50 pessoas por dia, tem uma equipe multidisciplinar composta por pedagogo, assistente social, advogado, psicólogo, que atendem a demanda das pessoas que moram nas ruas.

20/02/2018 às 11h54, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) passa a funcionar a partir desta terça-feira (20) em um prédio próprio dentro da área do Centro de Abastecimento na Rua Juvêncio Erudilho, em Feira de Santana. O equipamento, que atende em média 50 pessoas por dia, tem uma equipe multidisciplinar composta por pedagogo, assistente social, advogado, psicólogo, que atendem a demanda das pessoas que moram nas ruas.

O Centro Pop, que é coordenado pela assistente social Ane Cibele, é subordinado a secretaria de Desenvolvimento Social. A coordenadora explica como é feito o atendimento. “Temos uma equipe de abordagem composta por três profissionais, um assistente social e dois orientadores. Eles abordam as pessoas que estão em situação de rua, encaminham para o Centro Pop, onde são acompanhadas e encaminhamos para as demandas necessárias”, explicou.

A assistente social Ane Cibele disse também que entre os atendimentos realizados para as pessoas em situação de rua estão solicitação de documentos e passagens para as pessoas retornarem para casa e, de acordo com a demanda, é feito o direcionamento e a pessoa é encaminhada para a rede de assistência social.

De acordo com Ane Cibele, as pessoas que são abordadas nas ruas tem como problema mais grave o uso de drogas, que muitas vezes é responsável por manter essas pessoas na rua. Nesse caso, explica a assistente, é papel do Centro Pop fazer acompanhamento dessas pessoas e tentar fortalecer o vínculo familiar. Em alguns casos também, a depender da situação da pessoa, há o encaminhamento para unidades de saúde.

O Centro Pop funciona das 8h às 17h e no prédio as pessoas podem utilizar banheiro para tomar banho e é servido café da manhã e lanche durante a tarde.

Integrante do Movimento População de Rua, uma ONG que apoia, orienta e encaminha pessoas que estão nas ruas, Andreval Bispo, mostrava-se satisfeito com as novas instalações do Centro Pop. “O novo local do Centro Pop é de fácil acesso e, além disso, tem um restaurante popular próximo ao equipamento”, destacou.

Ele acrescentou que ainda é morador de rua, mas que se integrou a esse movimento, desde 2016, para ajudar as pessoas que estão na mesma situação que ele.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade