Feira de Santana

População desconhece lei e transita de forma irregular em ciclomotores

Novais esclareceu que para conduzir um ciclomotor em via pública, o condutor e o carona devem estar utilizando capacete, além de ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), ou a habilitação com a categoria A.

23/11/2011 às 18h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Várias pessoas transitam pelas ruas de Feira de Santana utilizando ciclomotores (até 50 cilindradas) de forma inadequada. De acordo com o chefe do departamento de habilitação daCircunscrição Regional de Trânsito de Feira de Santana (Ciretran),  Sargento Novaes, o principal motivo é o desconhecimento das leis de trânsito pela população.  

Ele disse que as pessoas acreditam que com esse modelo de veículo, não é necessário a utilização de equipamentos de segurança, como o capacete, e também acham que não é obrigatório portar o documento de habilitação.

Novais esclareceu que para conduzir um ciclomotor em via pública, o condutor e o carona devem estar utilizando capacete, além de ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), ou a habilitação com a categoria A. “Não temos nenhum estado do Brasil que esteja disponibilizando a ACC, então é necessário a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, disse.

Sargento Novaes também esclareceu que os ciclomotores necessitam do registro e também do licenciamento junto ao órgão público municipal. “Compete ao município registrar e licenciar os ciclomotores, porque a lei federal existe e a lei inferior tem que cumprir as determinações da lei superior.”

De acordo com ele quando os ciclomotores são apreendidos e vão para a 3ª Ciretran, o órgão cobra a presença do proprietário junto com a nota fiscal para a retirada do veículo, que o município ainda não registra e nem licencia os ciclomotores.

Ele informou ainda que os ciclomotores não podem transitar por rodovias estaduais nem federais. “Esse veículo é essencialmente urbano”, afirmou. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade