Transporte

População reclama do aumento da tarifa de ônibus e diz que qualidade do serviço é ruim

Os passageiros reclamam da qualidade do transporte público, principalmente da demora nos pontos, assim como a irregularidade de horários.

16/01/2017 às 17h01, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto e Andrea Trindade

O aumento da tarifa de ônibus causou muita indgnação aos usuários do transporte público de Feira de Santana. O novo valor passa a vigorar na próxima quarta-feira (18) e os valores são de R$3,32 no cartão Via Feira e R$3,65 em dinheiro.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A reportagem do Acorda Cidade foi às ruas e conversou com alguns usuários do transporte na cidade. As queixas são gerais e a maioria das pessoas estão revoltadas com o aumento da tarifa. Os passageiros reclamam da qualidade do transporte público, principalmente da demora nos pontos, assim como a irregularidade de horários.

Wesley de Souza contou que ficou surpreso com o aumento da tarifa e ele considerou o fato um absurdo.

“O transporte não é adequado para atender à população. E é um valor muito caro, um aumento desnecessário”, afirmou.

A usuária Ana Carla também relatou que estava insatisfeita com o aumento da passagem. De acordo com ela, além da demora nos pontos, da falta de ventilação nos ônibus, os usuários ainda têm que conviver com os constantes assaltos e a falta de segurança.

“É um absurdo. Um reajuste muito alto. Em Feira de Santana não há percursos tão longos nem qualidade que justifique este aumento. Antes de aumentar deveriam melhorar o serviço de transporte”, completou.

A passageira Tânia Silva disse que não esperava um reajuste tão alto. Ela paga a passagem em dinheiro e decidiu que a partir de agora vai fazer o cartão para tentar fazer uma economia.

“Eu passo mais de quarenta minutos esperando um ônibus. É um aumento que não justifica. Cada dia mais caro. Eu pago a passagem em dinheiro, mas terei que fazer o cartão porque está ficando muito difícil.

Reprodução/Página de comentários portal Acorda Cidade – Leia outras reclamações aqui

A Viafeira

O representante da Viafeira, Claudinei Castanha, explicou que o aumento da tarifa é calculado com base em uma fórmula que considera o salário dos trabalhadores (motoristas e cobradores) e o preço do diesel, além do percentual da inflação. Ele disse também que o edital prevê revisões a qualquer tempo caso algum dos indicadores não atinja a meta, como por exemplo a do número mínimo de passageiros transportados.

"Todo contrato de concessão tem que prever uma cláusula de reajuste anual com mês de data base, isto é lei do Plano Real. Esse contrato poderia ser reajustado por um índice de preço qualquer com INPC, IPCA, mas aqui a prefeitura optou por criar uma fórmula que busca a variação dos principais insumos que compõe o custo de transporte, que são salários dos trabalhadores (motoristas e cobradores), que representa 45%, e o preço do diesel, que representa 20%”, disse.

Ele explicou que existe uma lei federal que disciplina o procedimento de reajuste. Há uma tarifa pública e uma tarifa de remuneração – que é maior que a pública. Essa diferença de valor entre a tarifa de remuneração, sugerida pela empresa, e a pública sugerida pela prefeitura, segundo o representante da Viafeira, essa diferença pode coberta de várias formas: com subsídio do poder municipal, com o fim de alguma gratuidade, ou adição de algum custo.

“Em momento algum defendemos uma tarifa tão alta, porque sabemos das dificuldades em pagá-la e também entendemos que a empresa precisa ser remunerada pelo custo que ela tem. O próprio contrato prevê revisões a qualquer tempo quando você não a atinge os principais indicadores operacionais que constavam no edital e lá o principal indicador que é o numero de passageiro conta o 2,432 milhões de passageiros, porém chegamos em 2016, a 2,85 milhões de passageiros, só isso dá um desequilíbrio grande no sistema de transporte coletivo”, declarou.
 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade