Bahia

Gestão pública estadual investe em ferramentas tecnológicas

Desde que foi disponibilizado o aplicativo mobile do Portal do Servido, já foram contabilizados cerca de 10,6 mil downloads.

08/10/2015 às 10h09, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com média mensal de um milhão de acessos, o Portal do Servidor inovou e ampliou as possibilidades de os servidores do Estado terem acesso aos principais serviços disponíveis no site como a consulta de contracheque e à lista de parceiros do Clube de Desconto, além de notícias.

Há apenas um mês e meio disponível para download, o aplicativo mobile do portal pode ser baixado em plataformas com sistema operacional Andróide e o iOS, que contempla os usuários de smartphones e tablets da Apple. A ferramenta é resultado de ação conjunta da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

Desde que foi disponibilizado no site já foram contabilizados cerca de 10,6 mil downloads. A expectativa é que o número aumente nos próximos meses. De acordo com o gestor do portal, José Carlos Peixoto, ainda em 2015, será lançada a versão para o Windows Mobile.

Segundo ele, “o mobile, o acesso aos aplicativos para serviços, tanto na esfera comercial quanto na esfera pública, em nível mundial, é cada vez mais crescente. O Governo da Bahia entendeu este processo. Foi proativo e disponibilizou este aplicativo que proporciona mais comodidade ao servidor”.

Seminário de tecnologia

Para apresentar e compartilhar soluções tecnológicas, em funcionamento ou em desenvolvimento no Brasil, acontece no Gran Hotel Stella Maris, até esta sexta-feira (9), em Salvador, o 43° Seminário Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para Gestão Pública (Secop).

A abertura do evento foi realizada, na noite desta quarta (7), com a presença de profissionais do setor, do secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes, do presidente da Prodeb Samuel Pereira Araújo, do secretário de Administração do Rio Grande do Norte e vice-presidente executivo da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abeptic), Marcony Lima, entre outras autoridades.

Foto: Pedro Moraes /GOVBA

Segundo o titular da Saeb, o Governo da Bahia apoia o evento por ser “o principal fórum de informática pública do País”. Na oportunidade, ele destacou os avanços tecnológicos na gestão estadual e antecipou novidades, como a Infovia Digital, a maior Sala Cofre do Norte-Nordeste, que vai possibilitar a consolidação de data centers, e, em 2016, a implantação do novo Sistema de Recursos Humanos do Estado, que vai propiciar uma modernização política de RH no Estado da Bahia”.

Para o presidente da Prodeb, as palestras e debates do seminário permitirão melhorias em TIC nas esferas municipal, estadual e federal. “Estamos discutindo sobre [a forma] de melhorar a gestão pública como um todo. [Neste] evento, os estados trocam uma série de soluções. Isso evita repetições e gastos desnecessários”.

Iniciativas transversais

Representando a Secretaria de Logística e TI (SLTI) do Ministério do Planejamento, Fernando Siqueira, secretário adjunto da SLTI, afirmou que o governo federal dispõe de iniciativas de TI que são transversais e impactam de forma horizontal em todos os órgãos da União.

“Não temos dúvida que muitos dos problemas que os órgãos federais enfrentam, em relação à melhoria na prestação de serviço ao cidadão, prestação de informações à sociedade, a promoção da participação da sociedade, enfim, todos estes desafios, são alavancados por tecnologia da informação com soluções de TI. Muitas das soluções que a gente vem construindo no âmbito federal também podem ser utilizadas pelos órgãos estaduais”, disse ele. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade