Beleza

Especialista tira dúvidas sobre lipoaspiração

A cirurgia é recomendada para pacientes que já tentaram perder peso com dieta e atividades físicas regulares, sem sucesso.

29/09/2015 às 16h01, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Muitas são as dúvidas que devem ser tiradas antes da decisão de fazer uma cirurgia plástica. O médico Sérgio Morum, de Brasília, explica quais os passos que devem ser tomados para que a cirurgia tenha o resultado desejado sem oferecer risco ao paciente.

Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília – UnB, ele afirma que o primeiro passo para a realização da cirurgia é buscar um profissional capacitado e Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

"Toda cirurgia tem risco, por isso é importante buscar um especialista com experiência no procedimento desejado e que tenha todo o aparato necessário caso aconteça alguma intercorrência no processo. Dessa forma o paciente é atendido prontamente, com risco mínimo à sua vida".

Ele também explica a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura e em quais áreas do corpo a cirurgia pode ser realizada. "A lipoaspiração é a retirada da gordura que fica embaixo da pele e que incomoda o paciente. As áreas mais solicitadas são abdômen, cintura, coxas, joelhos, braços e papada. A lipoescultura retira a gordura e aplica em outras áreas do corpo como glúteo e panturrilhas".

A cirurgia é recomendada para pacientes que já tentaram perder peso com dieta e atividades físicas regulares, sem sucesso. "Esses pacientes não conseguem perder gordura localizada, mas tem também um grupo de pacientes sedentários que tentam dieta e não perdem gordura. Eles se enquadram no perfil de aptos à cirurgia plástica, mas devem ter consciência que após o processo operatório devem mudar os hábitos de vida para manter os resultados".

Sérgio Morum acrescenta que o processo pós-operatório é um fator imprescindível para o êxito da cirurgia. "Toda cirurgia deixa cicatriz. No caso da lipo, ela possui em média 4 milímetros e nós procuramos deixá-la escondida no corpo. O uso da cinta elástica, que ajuda na compressão da pele, e a realização de drenagem linfática para diminuir o inchaço são imprescindíveis no pós-operatório".  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade