Empregos

Profissional brasileiro leva em média 1,6 semanas entre primeira entrevista e contratação

O curto espaço de tempo até que o profissional esteja empregado pode ser explicado por aspectos como o baixo nível de complexidade da maior parte das vagas e a necessidade que uma parcela considerável das empresas tem de preencher postos de trabalho rapidamente.

18/08/2015 às 15h13, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em média, o profissional brasileiro leva 1,6 semanas entre a primeira entrevista para uma vaga de emprego e o momento em que a contratação de fato acontece. O dado é parte da nova edição da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, levantamento anual feito pela Catho e cujas primeiras informações foram divulgadas hoje no CONARH, principal evento de Gestão de Pessoas da América Latina.

O curto espaço de tempo até que o profissional esteja empregado pode ser explicado por aspectos como o baixo nível de complexidade da maior parte das vagas e a necessidade que uma parcela considerável das empresas tem de preencher postos de trabalho rapidamente.

“Uma micro ou pequena empresa com um quadro reduzido de funcionários tem seu dia a dia bastante impactado quando passa a ter uma ou duas pessoas a menos. Para não correr o risco de ter de diminuir sua produção e perder negócios, o empreendedor acaba optando por um processo seletivo mais simples, que lhe permita ocupar rapidamente a vaga”, afirma Luis Testa, diretor da Catho.

Segundo Testa, outro aspecto relevante é que, em boa parte dos casos, a vaga em questão não requer habilidades específicas, o que aumenta a disponibilidade de mão-de-obra e faz com que o empregador não tenha de entrevistar tantos candidatos até fazer uma proposta para aquele que foi selecionado para a vaga.

Em uma análise isolada dos dados, 34,1% dos profissionais disse ter levado menos de uma semana entre o primeiro contato e a contratação. A parcela que afirmou ter demorado entre uma e duas semanas foi de 26,8%. Em 2014, a Pesquisa dos Profissionais mostrou que o tempo médio entre a primeira entrevista e a oferta do emprego era de 1,4 semanas.

O tempo médio até a contratação costuma refletir também o número de entrevistas nos processos seletivos. De acordo com a Pesquisa, a maior parte dos profissionais brasileiros (74%) fez até duas entrevistas antes da contratação no emprego atual. O percentual relativamente alto de entrevistados que não fizeram nenhuma entrevista antes de ocupar a vaga (12,9%) chama atenção, segundo o diretor da Catho.

“O processo de profissionalização da gestão de RH e a necessidade de profissionais com habilidades específicas tendem a influenciar um aumento gradativo no número de etapas até a contratação. A condução desse processo da maneira adequada, tanto em termos de tempo quanto número de entrevistas, é fundamental para que a empresa se assegure sobre estar contratando o melhor profissional para ocupar aquela posição”, diz Testa.

Pesquisa dos Profissionais Brasileiros

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, desde 1988. Originalmente lançada a cada dois anos, passou a ser anual em 2013.

O levantamento de 2015 contou com 23.011 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 54,2% estão empregados; sendo que 29,7% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 13 de Junho a 29 de julho de 2015.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade